OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

  home

A Gata Malhadinha e o São Nicolau


Malhadinha

No dia 5 de Dezembro de cada ano, celebra-se o dia de São Nicolau na Holanda. É uma efeméride festejada, igualmente, noutros países europeus de origem germânica que remonta aos séculos XV ou XIV tendo a sua origem na Ásia Menor.

As crianças recebem as prendas de Natal, antecipadamente encomendadas, das mãos de São Nicolau e dos seus dois acompanhantes - peros negros - que têm a cara pintada de preto e carregam os sacos com os presentes. Ao mesmo tempo, são elogiadas ou repreendidas consoante o seu comportamento durante o ano, não deixando, contudo, de receber as prendas solicitadas com a promessa de que futuramente se comportarão melhor.


Na véspera do desejado dia, tive a visita da Kelly e do Fer – duas crianças vizinhas – que, entusiasticamente, me descreviam o que haviam solicitado a São Nicolau.


No cestinho, a Malhadinha dormia ou fingia que tal, e eu perguntei às criancas se, caso fizesse algum pedido ao Santo, seria também atendida. "Claro que sim", responderam de imediato. Ao despedirem-se fizeram festinhas à Malhadinha e desejaram-lhe muitas prendas do São Nicolau.

 

Malhadinha

Malhadinha  


No dia seguinte, ao preparar-me para fazer uma boa caminhada, quando calcei a segunda bota senti algo mole entre o meu pé e esta. Descalcei-a de imediato, virei-a ao contrário e eis que sai de lá um pequeno ratinho do campo, quase miniatura, completamente atordoado.


Moral da história: o ratinho foi devolvido ao jardim, onde espero que ainda viva; a Malhadinha recebeu como recompensa um arenque cru, à boa maneira holandesa, mas sem cebola, e finalmente a Aurora, daí para o futuro, jamais calçou uma bota sem primeiro a virar ao contrário.
 

Boas Festas e um Ano Novo muito feliz

Aurora Urze Pereira