OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

   home

Conselhos


Esta breve lista de conselhos não é de modo algum exaustiva e aguarda os contributos de todos aqueles que trabalham no terreno com gatos errantes e que tenham experiências a partilhar.
 

Quem deve capturar e como

O gato deve ser sempre capturado pela pessoa que o conhece e alimenta, pois é nela que confia. Só em casos de urgência se deve capturar em terreno desconhecido porque se corre o perigo de apanhar uma gatinha que esteja a amamentar filhotes, que tenha dono e ande apenas a passear, etc. 

Ao capturar um gato para esterilização ou tratamento, é necessário colocar de imediato por cima da casinha de captura uma manta, de modo a que o animal se sinta protegido.

Não vendo, pensa que não é visto...

 

o flirt dos errantes...


Isto reduz o stress ligado à captura e ao facto de se encontrar fechado e, por conseguinte, do seu ponto de vista, traído pela fome ou pela confiança que tem na pessoa que o alimenta.

Como libertar após esterilização

O gato deve ser libertado exactamente no local onde foi capturado. Desorientado com a estadia na clínica, se ainda por cima é colocado num local que não conhece, vai tentar encontrar os seus pontos de referência e perde-se.

Por outro lado, convém colocar a casinha de captura no local e esperar uns minutos até que o gato reconheça o seu território. Deve ainda ser libertado de manhã, se possível, para poder encontrar bem os seus esconderijos e desfrutar do calor do sol para recuperar devidamente.

Nas colónias que vivem em aglomerados muito movimentados, isto pode ser difícil. Nesse caso, é preferível esperar pela noite ou por um momento calmo para que o gato não se assuste e desoriente. Há que ter também atenção aos cães e aos carros. Na ânsia de liberdade, o gato pode sair cegamente e ser atropelado ou perseguido por um cão...

Adopção de gatos livres

Para perspectivar a adopção de um gato livre, convém conhecê-lo bem, mas não só na rua. Muitos gatos são uma doçura no terreno e têm com a pessoa que os protege uma relação de ternura, mas, quando se encontram noutra situação, alteram o seu comportamento. O inverso é igualmente verdade!

Assim, a forma menos arriscada de prever a adopção dos nossos gatos livres será dispor de uma família de acolhimento temporário que possa "adoptar" o gato durante uns tempos e ver qual o seu verdadeiro carácter dentro de casa e o seu grau de socialização. Os gatos que já tiveram família e foram abandonados desejam em geral um novo lar, mas a maioria dos errantes que nasceram na rua podem não estar de acordo com a nossa noção de gatinho aninhado no colo ao canto da lareira no Inverno... Muitos adoptados são abandonados por não corresponderem à imagem que se tem do GATO.

O errante é muitas vezes um solitário amante da liberdade! Um BELO e PERTURBANTE SOLITÁRIO!!!