OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

home

A curiosidade matou o gato...


O espírito explorador do gato é promovido pela sua curiosidade. Este ser misterioso possui uma curiosidade científica insaciável e uma mente extremamente criativa que lhe podem ser fatais.
Lá diz o velho ditado "a curiosidade matou o gato...".


Malhadinha a roxo


O gatinho que dorme aninhado e tranquilo apenas descansa o corpo e a mente na perspectiva de novas aventuras e descobertas...

Deste modo, é necessário ter com o nosso companheiro felino os mesmos cuidados que teríamos com uma criança.

A única diferença é que com o gato nem sempre basta pôr os objectos perigosos em cima de uma prateleira, é muitas vezes necessário guardá-los dentro de gavetas e armários, sobretudo quando o gato honra a sua espécie, possuindo uma mente ágil num corpo de atleta!!

Existem, assim, muitas situações que põem em perigo a vida do seu gato e que poderão ser facilmente evitadas, se tomar as medidas de precaução que passamos a descrever.
Perigos mais comuns dentro de casa:

Mantenha caixas, caixotes e portinholas fechados a fim de evitar que o seu gato entre, por exemplo, numa máquina de lavar roupa (controle o interior antes de ligar o aparelho) ou num caixote do lixo, podendo ficar encurralado ou sofrer algum acidente aquando da sua utilização.

Certos objectos tais como alfinetes, elásticos,  cordas e cordéis, atacadores, fio dental, linhas de coser, alfinetes, botões, moedas, clips, tubos de cola, borrachas, pregos ou tampinhas tornam-se perigosos quando ingeridos, podendo provocar sufocação ou envenenamento, ou ainda enrolar-se à volta do intestino e provocar o seu estrangulamento.

Não deixe medicamentos ao alcance do seu gato. Uma dose inofensiva para os humanos pode ser fatal para o gato. A aspirina, por exemplo, é especialmente perigosa.

Gato com novelo

Não esqueça igualmente que quaisquer medicamentos ou produtos contra parasitas internos ou externos utilizados no seu cão são mortais para o gato.
A cozinha é um lugar perigoso. Não deixe objectos cortantes espalhados ou garrafas de álcool ou embalagens de produtos de limpeza abertos, e tome cuidado para que o seu gato não roube alimentos que contenham ossos que lhe possam provocar ferimentos.

Gato com garrafa

Desinfectantes como a lixívia ou outros produtos de limpeza podem ser tóxicos para o gato e provocar-lhe lesões fatais.

Evite os excessos de produtos de limpeza, os gatos lambem as patas e podem intoxicar-se com os resíduos.

Proteja os bicos do fogão cada vez que os utilizar.

Acautele o ferro de engomar quente.

Nunca deixe velas acesas, o gato pode derrubá-las e queimar-se ou provocar um incêndio.

Feche sempre a tampa da sanita, os bebés podem cair lá dentro e os adultos podem envenenar-se ao engolir desinfectantes.

Não deixe sacos de plástico espalhados. O seu gato pode sufocar se entrar nalgum deles.

Coloque uma protecção em frente da abertura da lareira para evitar a entrada do seu gato, especialmente quando esta se encontra acesa.

Caso possua plantas tóxicas dentro de casa, desfaça-se delas ou ponha-as fora do alcance do gato.

Tente esconder os fios eléctricos o melhor possível.

Gato com saco de plástico

A varanda ou terraço com gradeamento aberto do andar onde vive com o seu gato poderá ser protegida com uma rede.

Evite igualmente janelas abertas se viver num apartamento. Os gatos entusiasmam-se com pássaros, borboletas e outros insectos e saltam para tentar apanhá-los. Podem também escorregar ou desequilibrar-se enquanto brincam.


Perigos mais comuns no exterior
:

Se mora numa rua muito movimentada e não tem jardim, é aconselhável não deixar sair o seu gato. Mesmo tendo jardim, existem perigos de sobra.

Mantenha cuidadosamente fora do alcance do seu gato ferramentas cortantes, herbicidas e/ou pesticidas e adubos, não os deixando espalhados por toda a parte.

Evite ter plantas tóxicas no jardim (consulte neste site a lista de algumas dessas plantas).

O gato não comerá provavelmente nenhuma delas, mas todos os cuidados são poucos.

Insecticidas, herbicidas, terebentinas, latas de tinta, óleos e anti-congelante devem ficar sempre fechados à chave.

Gato inconsciente

Cães agressivos e lagos profundos são, também, perigos a não menosprezar.

Constituem ainda perigo as garagens e celeiros onde facilmente o seu gato poderá ficar encurralado, bem como frigoríficos velhos, que deverão ter as portas sempre bem fechadas.

Prefira os ventiladores de tecto ou de parede, pendurados bem alto. Os gatos adoram tudo o que mexe e podem brincar com as hélices e magoar-se gravemente.

Dar uma educação consequente ao seu gato - ensiná-lo a não saltar para cima da sua mesa de trabalho, por exemplo - ajuda a mantê-lo num perímetro de segurança (utilize um borrifador com água para o ensinar).

Recorde-se que os gatos são brincalhões e muito curiosos, e as suas "nove vidas" serão rapidamente consumidas se não lhe incutir de antemão certas regras importantes para a sua segurança.

 

Recorde-se também que o gato não é um peluche, é um ser sensível e inteligente, que ensinado com amor e doçura depressa aprende o que pode ou não fazer.

Porém, a sua vivacidade, que é um dos seus maiores encantos, convive mal com o tédio, por isso não se esqueça de pôr à sua disposição brinquedos simples, seguros e divertidos, e de brincar com ele para o entusiasmar a utilizá-los. Uma simples bolinha de papel "encontrada por acaso" faz maravilhas... 

 

Malhadinha a preto e branco
Os perigos acima enumerados são os mais comuns, mas haverá outros que a sua sensibilidade e experiência lhe recomendarão a ter em conta.

Se notar no seu gato sinais de envenenamento, tais como contracções musculares, convulsões, salivação, diarreia, vómitos, andar cambaleante ou perda de equilíbrio, leve-o de imediato ao veterinário, pois todos os venenos actuam com rapidez e são geralmente fatais.

Para melhor esclarecimento, consulte a grelha de alguns dos produtos perigosos para o gato publicada neste site.

Desenhos de Aurora Pereira
@ Gatos Livres