OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

home

Abrigos para a comida


Várias pessoas me têm pedido ideias para construir abrigos para pôr a comida dos gatos, de forma a evitar que a chuva ou o sol estraguem os alimentos ou que outros animais os vão comer ou danificar.

Aqui vai um exemplo:


abrigo

abrigo com gatinho a comer


O abrigo que mais utilizo é composto de caixotes de madeira daqueles onde se transporta a fruta e que me foram oferecidos pelo meu merceeiro.

Coloco o caixote tal como se vê na foto e prego na parte de cima (com pregos fininhos e revirando depois as pontas para que os gatos não se magoem) uma tábua, em geral encontrada no lixo, de modo a fazer telhado e alpendre.

Em seguida, ponho uma pedra baixa e pesada dentro do caixote para que este não caia nem se vire, e coloco o pratinho ao lado da pedra, dentro de um tabuleiro (daqueles em que se vendem a fruta ou os legumes no supermercado), com água para evitar que as formigas acedam à comida.

Este tipo de caixote permite ao gato ver através das frestas se outro animal ou humano mal intencionado se aproxima.

Consoante o local e o espaço disponível (escondo os abrigos o mais possível), o caixote é instalado ao alto ou deitado.

Utilizo igualmente outro tipo de abrigo, nos locais onde há cães ou outros animais (uma das minhas colónias convive mesmo com simpáticas cabras que aquecem os gatos mas lhes roubam a comida!).

Estes abrigos são caixas grandes, com dois buracos, um de cada lado, de modo a que os gatos entrem e saiam, e nenhum outro animal possa aceder ao interior (excepto os ouricinhos, grandes apreciadores de comida de felino!).

 

A parte que fica virada para cima abre-se como uma tampa, o que permite limpar o abrigo sempre que necessário. Diariamente, ponho a comida através de um dos buracos.

Neste caso, é de evitar os abrigos fechados com apenas uma saída ou entrada, porque, se um cão atacar, o gato tem menos possibilidades de fugir ou pode ficar encurralado.

Só utilizo comida seca, porque é mais saudável, não azeda, não se estraga, não chama moscas ou ratos, não incomoda a vizinhança e os gatos podem ir comer quando quiserem.

A água é imprescindível. Tive o caso de uma gatinha a quem davam comida seca e não punham água, capturei-a porque me parecia grávida e afinal tinha uma obstrução intestinal. Ponho sempre a água ao lado do abrigo,  porque os gatos podem entorná-la e molhar a comida. De qualquer forma, dentro do recipiente da água coloco sempre uma pedra para fazer peso e evitar que o recipiente se vire.

Espero que esta ideia seja útil, mas se houver outras serão benvindas.