OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

     home

Esterilizações 2008

      seta02.gif (842 bytes)     Esterilizações 2006 e 2007

Esterilizações 2009   seta01.gif (842 bytes)     
  Esterilizações 2010   seta01.gif (842 bytes)     

 

icon   Branquinha

Esta menina linda e simpática foi esterilizada na sequência de um apelo enviado pela pessoa que cuida dela e a deixa viver no seu quintal.

Foi feita igualmente uma biópsia às orelhitas, muito atacadas pelo sol, como acontece por vezes com os gatinhos brancos, e a donzela acabou por ficar sem os pavilhões auriculares para evitar quaisquer riscos de carcinoma.

Nem por isso perdeu um grama de beleza e doçura e lá partiu tranquila para os seus domínios, reencontrar a irmã que em breve viverá também a mesma aventura.

 

 

Branquinha

 

 

Os irmãos Bonnie, Clyde e Garfield

icon   Bonnie, Clyde e Josy

A Bonnie, o Clyde e a Josy são três dos filhotes da Ariska e vivem, juntamente com os manos Garfield (ruivinho simpático) e Ozzi e outros companheiros.na casinha que foi outrora o domínio predilecto do querido Cabeçudinho e sua esposa Margarida,

A Bonnie e o Clyde são inseparáveis, de tal modo que entraram juntos na casinha de captura e juntos estiveram na clínica. A mana Josy é mais independente e arisca, tal como a mãe, mas mesmo assim não resistiu ao petisco e foi igualmente capturada.

Josie

 

Bonnie

 

icon   Lady e suas 3 filhotas, Meggy, Peggy e Betty

Quando capturei a Lady, surgida na colónia do nosso saudoso Catraio, da Catraia e da Miúda, verifiquei que estava ainda a amamentar. Procurei os filhos e devolvi-a de imediato aos seus deveres maternos para acabar de os criar. Eram dois meninos e três meninas.

Mais tarde, a Lady foi então esterilizada, assim como as três filhotas, um encanto de ternura e beleza.

Lady

Meggy, filha da Lady

Betty, filha da Lady

 

Peggy, filha da Lady

 

 

Papoila

 

icon   Papoila

A bela Papoila é filha da Medeia e vive com a mãe e os irmãos, a Sally, o Gino e a Guida, na mesma colónia que o Manushe e a Ameixa.

Contrariamente à mãe, esta princesa é arisca e deu muito trabalho a capturar. Soprou a tudo e a todos, mas ficará certamente mais meiga muito em breve, e será ainda mais feliz.

icon   Lara

A magnífica Lara vive com os seis filhotes, três meninas e três meninos, num quintal onde têm abrigo numa cabana.

A Lara é extremamente meiga e alguns dos filhos já a imitam e começam a aceitar festinhas.

A ninhadas anteriores desta princesa foram cruelmente dizimadas pelo tradicional método do balde de água, excepto a última, que, com a promessa de esterilização, se salvou.

Vou desde então todos os dias visitar a Lara e família, dar comida e preparar a captura dos filhotes.

 

Lara

 

Fuchsia

Angélica (cinzenta) e manos

 

icon   Fuchsia e Angélica

A Fuchsia (tartaruguinha) e a Angélica (cinzenta) são filhas da Glicínia.

Foi uma ninhada da Primavera, duas meninas e três meninos, que na altura pareciam surgidos do nada, trazidos pela mãe para o local onde certamente nascera e onde regressou.

Especialmente acarinhados pela Dulcineia e pelo Dom Quixote, estes lindos gatinhos formam um grupo coeso e pacífico, juntamente com a Mina, a Malva, a Rosy e o Cactinho.

É uma das minhas colónias preferidas, em que a maioria dos gatinhos vem a correr para mim todos os dias para cumprimentar e receber-me com a comida.

Muitos aceitam e pedem mesmo festas.

Nesses momentos, bem gostaria de ter mais mãos de reserva para pegar na máquina fotográfica, mas é mais importante distribuir mimos, tentar tocar naqueles que são ainda tímidos, como é o caso do bebé tigradinho, e distribuir comida, do que fixar imagens que, de qualquer modo, me ficarão sempre na memória!

 

 

icon   Medeia

Esta magnífica gatinha é extremamente calma. O seu ar altivo e o seu olhar de fogo dizem muito sobre a sua personalidade.

Muito gostaria de a conhecer melhor, mas felizmente o seu território está bem situado e ela pôde regressar tranquila ao local de origem, onde reencontrou os companheiros.

A bela Medeia olhou-me fixamente sem receio. Uma menina que vive com a certeza de que nada perturbará o seu caminho de gato livre!

 

Medeia

Gino

 

icon   Gino

O nosso amigo Gino tem fama de malandreco no local onde vive.

Gosta de guerreias e assume um papel dominante com os outros machos. Pode ser que agora se acalme e possa curar as mazelas da vida de gladiador.

O Gino é amigo do Manushe, do Allegro, do Ali e da Ameixinha.

icon   Sally

A princesa Sally jovem e franzina, mas portou-se muito bem na clínica.

Uma pequena donzela que nunca teve filhotes e que vive num simpático grupo de gatinhos.

A Sally foi libertada num dia cheio de luz, e a sua negra pelagem brilhava sedosa quando correu para se juntar aos amigos que se aqueciam ao sol.

 

Sally

 

 

Dora e Alba

icon   Alba e Dora

Estas duas princesas são filhas da Pantera.

Nasceram, tal como a mãe, no território de que era chefe amado e incontestado o nosso querido Cabeçudinho e onde moram a Ferinha, a Lindinha e tantos outros.

Benvindos e tratados com amor, estes lindos gatinhos desfrutam de abrigos, da sombra acolhedora de várias árvores e da voz e mão humanas que lhes suavizam o olhar de gatos livres.

Dora

 

Alba

 

icon   Cindy

A magnífica Cindy deu à luz e criou cinco filhotes nas traseiras de um restaurante. Comidinha não lhe falta, mas há já ali muitos gatinhos e é necessário intervir.

Trata-se de uma nova colónia, e a bela Cindy foi a primeira a ser capturada.

Meiga e sociável, esta menina foi muito provavelmente abandonada, tendo procurado um local aprazível e acolhedor para viver. Encontrou-o, mas ainda assim é gatinha de casa e merecia uma família onde pudesse ser mais feliz.

 

Cindy

 

Guida

 

 

icon   Guida

A Guida é muito tímida e arisca, mas distraiu-se e foi mesmo assim capturada.

Esta donzela é muito jovem, tem apenas cerca de seis meses. Regressou feliz ao seu território, onde reencontrou a Ameixa, o Manushe e os outros companheiros.

 

icon   Nodi, Flor e Fofinha

Estes três lindos irmãos foram surpreendidos no motor de um carro estacionado num quintal.

Felizmente, o carro pertencia a amigos dos animais, que os acolheram com grande generosidade.

 

Os irmãos

 

Nodi, Flor e Fofinha

 

Nodi, Flor e Fofinha

Mas, chegado o momento de evitar que esta pequenina e simpática família se transformasse numa grande colónia sem controlo, respondemos ao apelo e o Nodi, a Flor e a Fofinha passaram por uma das nossas clínicas.  

 

 

Cacto

 

icon   Cacto

O nosso amigo Cactinho surgiu há uns tempos na colónia da Mina e sua descendência. Bem acolhido, ali ficou em paz, com boa comidinha e companheiros de brincadeira.

Muito tímido, acabou no entanto por entrar na armadilha, e ei-lo castrado para seu sossego e meu. Não será tentado a ir procurar meninas noutros locais e ficar doente ou desaparecer.

O Cactinho ficou furioso quando foi capturado, esbracejou, gritou e tentou arranhar através da casinha de captura, mas no dia seguinte lá estava ele, calmo e discreto, à espera da visita com a comidinha. Olhou-me fixamente e pela primeira vez não se foi esconder atrás do grande cacto que lhe deu o nome!

 

icon   Dom Quixote

Dom Quixote, irmão e amigo adorado da Dulcineia, foi finalmente capturado!

Além de estar na lista para ser castrado, o belo e meigo cinzentinho estava muito magro, apesar de devorar a comida, e precisava de ser tratado.

Dom Quixote esteve triste na sua estadia na clínica, tão triste como a mana Dulcineia e os bebés da Glicínia, que o adoram, e que esperaram ansiosos o seu regresso.

 

 

Dom Quixote

 

No final de 2008, o Dom Quixote ficou muito doente. Foi para o Refúgio Jimmy, onde vive acarinhado pelo grande amigo Buddy e onde recuperou de uma terrível anemia de causa desconhecida.

 

 

Pantera

Pantera e Billy, quando bebés

 

icon   Pantera

A Pantera é filha da Ariska. Tinha desaparecido em pequena e ressurgiu agora para criar os filhotes na colónia onde nasceu.

Se o Cabeçudinho ainda lá estivesse, ter-se-ia certamente ocupado das crias enquanto a Pantera esteve na clínica. Mas, embora o meigo Cabeçudinho já não esteja infelizmente entre nós, os bebés desta simpática gatinha aguardaram o regresso da mãe, bem tratados, mimados e alimentados por quem a capturou.

A Pantera teve quatro lindos filhotes, um cinzento e branco, Mimo, duas tartaruguinhas ruivas, Dora e Alba, e uma tartaruguinha escura, Ebony.

Em breve estes meninos serão igualmente capturados e esterilizados e poderão continuar a viver felizes no seu território.

Um dos manos da Pantera, o Billy, já foi também castrado e decidiu viver em minha casa, que fica perto da sua colónia! Quanto ao outro, o Kid, embora tenha igualmente decidido viver connosco, ainda não se deixou capturar. Mas é um gatinho simpático com os outros, que apenas deseja comer e dormir sob um alpendre em cima das almofadas do jardim. Um dia chegará a sua vez.

 

icon   Magui

A doce Magui foi um dia de sorte parar ao jardim da senhora que também acolheu a Tareca e sua família.

Meiga e sociável, a Magui foi concerteza abandonada. No veterinário, roçava-se pelas grades em busca constante de carícias.

Com este carácter, pouco durou felizmente a sua errância.

A linda Magui agradou às visitas, que se recusaram a partir sem ela, após ter sido esterilizada...

 

 

Magui

 

 

Glicínia

Glicínia, filhotes e Dom Quixote

Dom Quixote e Dulcineia ocupam-se dos bebés da Glicínia

 

icon   Glicínia

A Glicínia surgiu do "nada", com 5 filhotes, na colónia da minha querida Dulcineia.

Foi extremamente bem recebida por todos, em especial pela Dulcineia e pelo mano Dom Quixote, que acarinham e cuidam dos bebés como se fossem deles.

A Glicínia tem a mesma idade que a Rosy e a Malva, e é estranhamente parecida com elas. Talvez seja também filha da Mina, uma cria desta gatinha levada por alguém e agora abandonada quando grávida.

O certo é que parece conhecer bem o território e sente-se aí segura como se sempre lá tivesse vivido.

Muitas gatinhas regressam ao local onde nasceram e onde foram felizes para aí criarem os filhotes.

A Glicínia fez bem, os filhotes têm comida e amigos mais velhos que se ocuparam deles durante a sua estadia na clínica.

Esta simpática colónia vive no jardim de uma bondosa senhora que não se importa que os gatinhos ali vivam e que eu vá dar de comer, apesar da resistência "activa" de uma vizinha, que considera que, tendo comida, os gatos deixam de caçar ratos.

Mas o apoio de outros vizinhos, contentes por verem os gatinhos bem alimentados e esterilizados, fez com que a Glicínia e os companheiros pudessem continuar a desfrutar da boa comida e cuidados diários.

Na ausência da Glicínia, Dom Quixote e a meiga Dulcineia cuidavam dos filhotes e brincavam com eles.

Ajuda preciosa porque, seguindo o exemplo dos mais velhos, os bebés começam a vir comer perto de mim e a olhar curiosos a mão que acaricia o pai e mãe adoptivos...

icon   Tina

A Tina é uma gatinha extremamente tímida, mas revelou-se muito meiga no veterinário.

Vive na colónia da Bela, no grupo bem acolhido e acarinhado, mas tem receio dos outros e só vem comer às escondidas ou quando se sente protegida.

A Tina é uma gatinha solitária, para a qual muito gostaria de ter encontrado uma boa família...

 

 

Tina

 

 

Grace e Cinda  Doce

icon   Grace, Cinda e Doce

A Grace, a Cinda e a Doce pertencem à mesma colónia.

São três lindas e meigas gatinhas que vivem em plena harmonia, como todas as que partilham do amor igual e sem preferências de quem as alimenta e protege.

No total, estas meninas tiveram 11 filhotes dos quais cuidam em conjunto.

Enquanto a Grace e a Cinda estiveram na clínica, a Doce tomou conta de todas as crias com muito amor e competência. Em seguida, foi a vez da Grace e da Cinda se ocuparem dos filhotes da Doce. É uma das colónias onde vou diariamente com grande prazer e onde os gatinhos esperam comida mas sobretudo carinho.

 

 

icon   Amarelão

O Amarelão é um gatinho muito jovem, com pouco mais de um ano de idade, que no entanto já se meteu em brigas.

Era um lindo gatarrão e, de repente, após a época dos cios, apareceu cheio de mazelas, magro, quase afónico e sem conseguir comer.

Esteve em tratamento e recuperou bem, pôde finalmente ser castrado, e espero que acabem aqui as tristes aventuras em que tem andado metido.

 

Amarelão

 

Ariska & filhotes

 

icon   Ariska

A linda Ariska desembarcou uma vez mais com os filhotes na colónia de que era chefe o nosso querido Cabeçudinho e onde vivem a Ferinha, a Lindinha, a Margarida...

Já no ano passado a Ariska nos tinha presenteado com as suas belas crias, entre as quais o Billy e a Pantera, mas não fôra possível capturá-la.

Desta vez caiu na armadilha...

 

 

icon   Safira

A tímida Safira foi capturada na colónia da Bela um dia depois da irmã Pérola.

A Safira vive na parte triste desta colónia, junto com a irmã Pérola, dois irmãos e outros que esperam vez para serem capturados quando conseguir, com o apoio da vizinhança, iludir a "vigilância" da pessoa que deu origem a toda esta colónia e que se recusa a deixar esterilizar e alimentar.

 

Safira

 

Pérola

Passarinhos

icon   Pérola

A linda Pérola pertence à colónia da Bela.

Apesar de estar a amamentar 3 crias com cerca de 4 semanas, esta gatinha foi capturada e esterilizada, porque os filhotes, encontrados à procura de comida junto a um galinheiro insalubre, estavam doentes com coriza e tinham de ser tratados.

Um deles (o tigradinho, à direita na foto) partiu para o País das Caçadas Eternas, os outros dois ainda puderam ser salvos.

Quais passarinhos caídos do ninho, estes bebés procuravam desesperadamente comida porque a mãe não tinha leite suficiente para os alimentar.

Muito jovem, a Pérola fez o que pôde, trazendo os seus bebés para o local onde vivia e onde poderiam, apesar de tudo, encontrar algo para sobreviver.

Um triste e sujo galinheiro, com um pobre e velho cão preso a uma corrente... pão e água e uns restos de comida!

Desvendou-se finalmente o mistério da origem desta colónia: alguém decidiu "adoptar", para caça aos ratos e outros bicharocos, um casal de siameses, que abandonou à sua sorte, sem sequer lhes dar de comer. Os descendentes  dividiram-se em dois grupos: um acarinhado por um senhor que protege todos os gatinhos que lhe surgem à porta, e outro que, por qualquer motivo, se manteve no local de origem, a alguns metros de distância, vivendo de restos que alguém lhes dava de vez em quando.

A pessoa que deu origem a esta colónia proíbiu-nos de dar de comer a estes gatinhos, alegando que prestam um grande serviço de "utilidade pública" se não comerem. Desconhece que os gatos caçam por instinto, com ou sem fome, e finge ignorar também que estão vivos graças à generosidade da vizinhança, que nos fez também um apelo para a sua esterilização.

 

icon   Branquinha

A Branquinha é filha da bela Carina.

Esta colónia é quase toda constituída por gatinhas, todas elas lindas e simpáticas.

Tal como a mana Chanel, a Branquinha não estava grávida, mas iria estar dentro em breve.

Pequenita e franzina como as irmãs, a Branquinha é uma das preferidas do senhor que recebe no seu quintal esta numerosa colónia.

 

Branquinha

Quando foi libertada no seu território, chamou alto e bom som pela mãe e pelos irmãos, no seu magnífico trinado de digna descendente de siamês. 

 

Chanel

 

icon   Chanel

A linda Chanel, de negro e branco vestida, é uma jovem gatinha que felizmente ainda não estava grávida nem sequer tinha concebido. Uma vitória!

A Chanel pertence à magnífica colónia da Bela e é provavelmente filha da Carina.

icon   Malva

A ruiva e tímida Malva é irmã da Rosy e da querida Dulcineia.

Arredia, esta donzela escondeu-se sempre atrás do tabuleiro das pedrinhas no veterinário, mas foi finalmente capturada pelo fotógrafo no seu ambiente natural.

Esta linda família vive protegida no jardim de uma amiga dos gatos, que acolhe com agrado a minha presença diária para os alimentar ou capturar.

 

Malva

 

 

Rosy

 

 

icon   Rosy

A pequenita Rosy é filha da Mina e irmã mais nova da minha querida Dulcineia e, embora muito mais tímida e arisca, é igualmente linda.

A Rosy estava impaciente para reencontrar os irmãos e a mãe, e mal a porta da casinha de transporte se abriu, correu feliz para cumprimentar a sua simpática família, que a recebeu com as devidas honras.

 

 

icon   Ruska

A bela Ruska surgiu, vinda não se sabe de onde, numa das nossas colónias mais privilegiada, onde os gatinhos são mais do que bem recebidos, alimentados e acarinhados, aquela de que era chefe incontestado o saudoso Cabeçudinho.

A Ruska mostrou-se tímida e medrosa no veterinário, mas mal foi libertada clamou alto e bom som a sua alegria, sem se preocupar com a presença dos humanos, que a olhavam embevecidos.

 

 

Ruska

 

 

Quicas

Tecas e o mano Gatão

 

 

icon   Quicas, Tecas e Gatão

A Quicas, a Tecas e o Gatão são filhotes da Tita.

Extremamente meiga e simpática, a Quicas decidiu receber-me para a foto dignamente instalada no tabuleiro das pedrinhas, na jaula do veterinário.

Como grande senhora que é, fica bem em qualquer lado!

Quanto à Tecas e ao Gatão são igualmente meigos e carentes de afecto.

A Tecas é tímida e procura constantemente a companhia do irmão, do qual é inseparável. O Gatão assume com fidelidade o seu papel de mano querido e protector.

Estes gatinhos vêm de uma magnífica ninhada de Julho de 2007, que deu origem a uma siamesa e um siamês perfeitos como a mãe, a Tecas e o Gatão, e duas lindas gatinhas pretas, entre as quais a Quicas.

Uma das pretinhas morreu há pouco: atropelamento, cão, vizinho maldoso? Ninguém sabe!

Estas beldades procuram uma família que os acolha juntos.

 

A mãe Tita e os filhotes Tecas, Gatão e Quicas foram adoptados juntos e as notícias que temos recebido deles não podiam ser melhores!!!

 

 

icon   Bichana

A linda Bichana vive no jardim de uma casa onde os gatos são bem acolhidos e alimentados. Os filhotes que teve de anteriores ninhadas foram todos adoptados, mas agora as pessoas que a protegem não podiam continuar a receber mais ninhadas.

Foi assim que a Bichana se viu na jaula do veterinário, para seu descanso...

As pessoas que a protegem ajudaram a pagar a sua esterilização, fazendo uma colecta entre amigos e conhecidos.

bichana-S.jpg (51802 bytes)

Os errantes dos Gatos Livres  que aguardam a sua vez para serem esterilizados agradecem!!!

 

 

Dulcineia

Reencontro da Dulcineia com o irmão preferido, Dom Quixote

 

icon   Dulcineia

A bela e meiga Dulcineia é um fruto da última Primavera, concebido pela Mina.

Esta linda gatinha vem sempre pedir mimos e faz uma festa quando me vê.

Várias vezes instalei a casinha de captura e várias vezes ela entrou sem que eu tivesse coragem de a fechar... Mas já não podia adiar mais, chegara finalmente a vez dela, em perigo de ficar grávida!

Receava que a bela Dulcineia pensasse que tinha sido "traída" na sua amizade pura e deixasse durante algum tempo de vir cumprimentar-me, rebolar-se na erva quente para receber festinhas na barriga e correr de alegria à minha volta.

Mas não!!! Mal se viu em liberdade, veio de imediato pedir mimos, fazer as suas gracinhas e pousar para a foto.

A donzela foi também recebida com grande pompa pela mãe e irmãos, em especial pelo mano preferido, Don Quixote, que correu para ela doido de alegria.

O encontro foi comovente e a bela princesa é ainda mais linda, alegre, meiga e pura do que antes.

 

icon   Nina

A Nina vive com dois filhotes e um amigo ruivinho, que adora, no jardim de uma simpática família amiga dos gatinhos e que os alimenta.

Esta donzela já estava de novo grávida e tinha também os olhinhos doentes, que foram igualmente tratados durante a sua estadia na clínica para esterilização.

A Nina é um pouco arisca, mas caiu facilmente na armadilha!

 

 

nina-F.jpg (41888 bytes)

 

Colombina

 

 

icon   Colombina

A bela Colombina é muito engraçada. Foi capturada na colónia da Bela, embora apenas lá vá comer, sobretudo quando os "donos" partem e se esquecem dela.

Esta princesa não estava grávida, supomos que pelo facto de ter uma piómetria, ou seja, uma infecção no útero.

Felizmente que a capturei e que foi esterilizada.

 

 

 

icon   Lina

A magnífica Lina é muito provavelmente filha da Bela.

Mais uma magnífica siamesa, esta um pouco mais arisca do que as outras meninas desta simpática colónia.

Esta donzela estava grávida, não foi fácil capturá-la.

Regressou à sua família num dia cheio de sol, para poder desfrutar do calor e do mimo dos companheiros, que vieram dar-lhe as boas-vindas.

 

Lina

 

Miúda

 

icon   Miúda

Há quem diga que a Miúda é mãe da Catraia e que a terá concebido com o grande amigo siamês, "dono" da horta em que vivem.

Estes gatinhos são acarinhados por uma senhora que pediu ajuda para esterilização e alimento, e que recorda com saudade o esposo falecido que adorava gatos.

O seu prazer ao domingo era sentar-se à sombra, rodeado de gente felina, ouvindo os discursos do siamês (a quem chamava menina), e acarinhando todos os que apareciam para desfrutar de umas horas de mimo e boa companhia.

No abrigo que instalei para a comida dos gatos, esta senhora colocou um lindo azulejo com um gato pintado para indicar que "aqui é a casinha dos gatos que o meu marido tanto amava, acho que vai ficar muito feliz por saber que continuam a ser bem tratados mesmo sem ele cá estar".

 

 

icon   Lince

Este magnífico ruivinho é irmão da Cinza e da Browny.

Extremamente calmo, portou-se como um grande senhor enquanto esperava o regresso a casa.

Estes gatinhos vivem em harmonia junto a uma casa isolada, cujos habitantes os alimentam e lhes construíram um abrigo.

 

 

Lince

 

 

Bob

 

icon   Bob

Com esta carinha de santo, o Bob (Dylan, claro!) é um desordeiro de primeira categoria. Fazia a vida negra aos outros machos da zona, sobretudo ao Billy, por causa dos namoricos.

Cantor exímio nas "noites de luar", passeava-se tocando e cantando serenatas e bamboleando a encantadora meia cauda.

Estava cheio de feridas, e ficou muito, muito zangado connosco quando se viu fechado.

De regresso ao seu território, a música e a vida vão ser concerteza mais suaves para ele.

 

 

icon   Natasha

Esta magnífica princesa é provavelmente filha da Bela.

Meiga e calma, a Natasha é também uma siamesa chocolat point, com os lindos olhos azul forte que caracterizam a sua linhagem.

Entrou facilmente na armadilha e portou-se muito bem na clínica.

 

Natasha

 

Triana

 

icon   Triana

A magnífica Triana desembarcou num dia de Agosto, com a mãe, os irmãos, e uma outra gatinha e respectivos filhotes, numa das nossas colónias, aquela de que era chefe o nosso querido Cabeçudinho, e que alberga a Margarida, a Sami, o Siam, etc.

A mãe desapareceu, regressou talvez ao território de origem, mas os filhos ficaram.

Esta donzela é muito arisca, mas aceita que eu me aproxime e lhe chegue o pratinho.

Tinha desaparecido durante 3 semanas, certamente em busca de amores, e agora voltou a surgir com a ruiva pelagem à luz do sol, sobre o telhado da casinha em ruínas, amavelmente emprestada por uma grande amiga dos gatos, e que lhes serve de abrigo seguro.

A jovem Triana estava muito zangada no veterinário, mas de regresso ao jardim da sua "casa", onde encontrou o grande amigo Siam, ficou doida de alegria e cumprimentou tudo e todos.

 

icon   Farrusca

Segundo a sua protectora, a linda e original Farrusca era, pelo "seu comportamento", um menino!

Filha da Tareca, esta donzela é a mais arisca e independente das irmãs.

Soprou à máquina fotográfica e deu água pelos bigodes ao veterinário que a esterilizou, mas quando chegou ao seu jardim e viu a mãe e as irmãs, que a vieram receber, miou docemente e fez festas a todas, tal era o contentamento.

Olhou também furtivamente quem lhe dá guarida, num gesto breve de ternura contida...

 

Farrusca

 

 

Billy

 

 

icon   Billy

Este lindo gatinho meigo e brincalhão é filho da Ariska.

Vem visitar-nos muitas vezes dentro de casa, onde é bem acolhido pela tribo e melhor ainda pelos humanos.

Foi agora castrado e, se quiser, poderá a pouco e pouco juntar-se a nós. Senão, tem muitos abrigos no jardim e comidinha ao seu dispor.

 

 

icon   Miona

A Miona já teve várias ninhadas, todas ela lindas sem dúvida, mas agora terá sido a última.

Não conhecemos esta gatinha, que foi esterilizada através de nós em resposta a um apelo de quem a protege, mas é concerteza acarinhada e bem alimentada, e tem quem se preocupe com ela.

Nova vida mais feliz a espera, o que me deixa muito contente.

 

Miona

 

Gina

 

icon   Gina

A pretinha Gina pertence à colónia da Bela. Um lindo grupo de gatinhos acarinhados por um amante de gatos e alimentados pelos Gatos Livres, sortudos na errância.

Tímida e discreta, a Gina é no entanto meiguinha, pelo amor que apesar de tudo recebe de quem a acolhe no seu jardim juntamente com os companheiros.

icon   Dina

A linda Dina vive um pouco solitária num quintal onde os gatinhos não são mal acolhidos, mas também não são desejados. Os dois filhotes foram-lhe "retirados", tal como tantos outros que teve de outras ninhadas.

Pelo menos agora não mais chamará desesperadamente pelos filhos em vão!

Dina

 

Bichana

 

icon   Bichana

A Bichana é filha da Tareca e irmã da Becas. Cinzenta com subtis reflexos ruivos, esta donzela nasceu no fim da Primavera e foi a única sobrevivente, juntamente com um irmão e duas irmãs da mesma ninhada, das várias que a Tareca deitou ao mundo.

Protegida por uma amante de gatos que aceitou acolher no seu quintal a mãe após o incêndio do seu "território", esta linda e simpática gatinha teve a sorte que faltou cruelmente a outros filhos que a Tareca dera antes à luz.

 

Mas era necessário esterilizá-la, assim como aos irmãos e a mãe, para que continuassem a ser bem recebidos.
 

icon   Carina

A bela Carina é companheira ou provavelmente filha da Bela, ninguém sabe muito bem como estes gatinhos apareceram no local e quantos foram nascendo e morrendo.

Esta donzela tem um carácter de fogo e não estava nada contente por se ver fechada. Está agora em liberdade no seu quintal, juntamente com os companheiros e será concerteza ainda mais feliz.

 

 

Carina

 

 

Catraia

 

 

icon   Catraia

Esta princesa é meiga e doce como uma flor. Vive numa horta, juntamente com a mãe, mais arisca e arredia, e um belo e já não muito jovem siamês, igualmente comunicativo e ternurento. Uma pequenina colónia familiar, que iria crescer de forma indesejável se não actuassemos a tempo.

Vejo a Catraia todos os dias e, enquanto encho os pratinhos, temos longas conversas, agradavelmente interrompidas pelos sonoros discursos do seu amigo siamês.

 

icon   Bela

A Bela vive, com cerca de outros sete ou oito gatinhos, no quintal de um senhor que os aceita com muito amor e carinho. Uma bela família de siameses, com outros coloridos à mistura, que tem, apesar de tudo, algum bem-estar.

A Bela é meiga e sociável, uma doçura, nada medrosa, e nem sequer correu quando foi libertada após a aventura na clínica. Saiu calmamente da transportadora e... entrou de novo na casinha de captura, armada para os companheiros!

Esta menina tinha também um olhinho doente, que brilha agora de um magnífico azul siamês.

 

Bela

 

Serrana

 

icon   Serrana

Esta menina é uma encantadora peste! Estava com o cio quando foi capturada e assim continuou durante 2 ou 3 dias, refilando com tudo e com todos. No entanto, no território dela é uma doçura!

A linda e jovem Serrana é amante da liberdade, e nunca teve filhotes.

Em breve esquecerá a estadia enclausurada e poderá desfrutar tranquilamente dos prazeres dos seus domínios.