OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

     home

Esterilizações 2009

      seta02.gif (842 bytes)     Esterilizações 2006 e 2007
      seta02.gif (842 bytes)     Esterilizações 2008

Esterilizações 2010     seta01.gif (842 bytes)    

 

icon   Cira

A bela Cira faz parte de um grupo de gatinhas tipo siamês, selvagens, ariscas e muito ciosas do seu espaço.

Vêm ao jantarinho rasando o muro e recusam, por enquanto, qualquer aproximação.

Na sua última ninhada, nascida em Outubro, esta donzela viu-se obrigada, devido à chuva, a deixar para trás um filhote que se escondeu numa conduta de água.

Encharcado e aterrorizado, foi um sarilho para o apanhar.

Cira

A mãe voltou para o seu território, mas o filhote veio para nossa casa. Chamámos-lhe Rizotto, porque parece que ri quando está contente e é um encanto de gatinho, alegre e brincalhão.

 

Flama

icon   Flama

A jovem Flama surgiu do nada numa das minhas colónias. Minúscula, selvagem e arredia, vinha roubar comida e fugia, indo esconder-se ninguém sabe onde.

Depois, a pouco e pouco foi ficando. Finalmente capturada e esterilizada, instalou-se com armas e bagagens onde há comidinha e bom acolhimento.

 

icon   Fujika

Mãe de algumas ninhadas que nos deixavam em desespero, a bela Fujika foi uma das gatinhas mais difíceis de capturar.

Venceu a paciência e perseverança de A. e J., que, um belo dia, tiveram a alegria de a ver finalmente dentro da armadilha.

Fujika

 

Carla

icon   Carla

Esta magnífica gatinha vem comer aos abrigos dispostos com muito amor para o grupo da Ferinha, Lindinha, Ariska, Dora...

Muito novinha, é provavelmente uma das filhas da Fujika.

Calma apesar de muito tímida, a bela Carla portou-se como uma grande dama na clínica.

icon   Chiquita

A tigradinha Chiquita, cuja pelagem brilha ao sol em magníficos tons ruivos, adora petiscar em cima do muro enquanto ouve os biscoitinhos a encher o prato no abrigo.

Esta beldade veio com 5 filhotes pedir apoio na colónia da Grace. Integrou-se bem, assim como as crias, e ali vivem todos em harmonia.

Chiquita

Um dos filhotes morreu, apesar de ter sido hospitalizado mal vi que estava doente. Outro tinha desaparecido, mas após buscas fui encontrá-lo a cerca de 300 metros do seu território, perdido e desorientado, sob uma figueira que em tudo se assemelha àquela que abriga esta linda família nos dias de sol !!!

Tufinho e Lucky

icon   Tufinho

Nunca percebi por que motivo me custa tanto capturar os gatos mais meigos e que entram por si próprios na casinha de captura ou mesmo numa transportadora!

É o caso do Tufinho. Quando o gato está muito próximo de mim, sinto a captura como uma dupla traição?

Mal ouve o carro, o Tufinho vem a correr. Eu estaciono, ele entra, mete-se dentro da grande caixa onde levo os biscoitos e come, come enquanto eu vou pôr a comida aos outros. Quando regresso, é preciso tirá-lo de lá para poder partir.

Hoje, depois de comer, deitou-se tranquilamente dentro da casinha de captura! Estava mesmo ali à mão. Hesitei... Mas o Tufinho era o único do seu grupo que faltava castrar.

E lá foi ele! Conversámos pelo caminho e expliquei-lhe que tinha de ser, porque gostava muito dele e não queria que desaparecesse ou ficasse doente em busca de meninas e guerreias. O Tufinho é companheiro da Lady e muito certamente pai do belo Ricky.

 

icon   Dali e Donatello

O Dali e o Donatello são filhotes da Glicínia, da mesma ninhada que a Fuchsia e a Angélica.

É uma linda colónia, esta da querida Dulcineia, onde nasceu e viveu o seu amado Dom Quixote.

Estes dois manos são mais tímidos do que as meninas, mas muito simpáticos. Vêm sempre cumprimentar e aguardam tranquilamente que o pratinho fique bem cheio para comerem.

Dali

Donatello

 

Marranita

icon   Marranita

Foi a querida Marranita, que com um filhote que ainda hoje está sempre com a mãe, me fez descobrir este grupo com cerca de 10 gatinhos, aos quais ela deu origem.

Um dia, numa estrada de aldeia, vi um bebé com cerca de 3 meses procurando desesperadamente algo para comer na berma. De tal modo, que quando parei o carro mal se afastou. Pus de imediato comida e, do outro lado, surgiu em grande alarido a Marranita, que veio comer sofregamente.

Depois, entraram para dentro de uma quinta e foram dormir a sesta...

Nessa mesma noite, já tarde e pela calada, fui instalar nesse local um abrigo e comida. Desde então, noite após noite, encontrámo-nos, até que há pouco consegui obter autorização dos donos da quinta para ir durante o dia alimentar e capturar.

A Marranita é meiga e sociável e vem mesmo pedir festas. Tinha nascido ali e teve algum carinho em bebé. Depois, vieram os filhotes, estes já ariscos e selvagens. Apenas o pequenito que com ela procurava comida deixa que me aproxime.

icon   Lucky e Ricky

Estas duas beldades são filhos da Lady. Em "lista de espera" há algum tempo, não foi difícil capturá-los. Assim que regressaram da clínica, o belo e charmoso Ricky, ruivinho de olhos verdes,  fez de imediato o seu espectáculo para encantar a plateia, e o mano Lucky, tigrado como a mãe, foi a correr comer em cima do murinho onde gostam que ponha um petisco para estarmos à conversa, para além da comida que enche o pratinho no abrigo bem escondido...

A mana Meggy veio receber-nos e aproveitou também para tapar um buraquito que tinha no estômago!

Lucky e Meggy

Ricky

icon   Fujika e Fuji

O manos Fujikos vivem principescamente na colónia do nosso querido Cabeçudinho, juntamente com a Pantera, a Alba, a Dora e tantos outros.

Supomos que são filhotes da mãe Fujika, à qual até hoje ainda não conseguimos deitar a mão, uma malandreca do mais bravio que se possa imaginar.

Lindos como se pode ver, os dois manos são apesar de tudo menos arredios e deixaram-se apanhar!

Fujikos

 

Pretinha

icon   Pretinha

Chamam-lhe a Pretinha!

Esta gatinha surgiu um dia no jardim de uma vivenda onde pediu comida.

Depois, de vez em quando parecia ter a "barriga grande". Vi-a e interessei-me por ela, como por todos aqueles que cruzo na rua, e de imediato seguiu para a nossa clínica. Estava evidentemente grávida.

Gatinha linda, discreta, meiga, talvez agora possas entrar a porta dessa vivenda e dormir finalmente no calor de uma almofada...  

 

icon   Tufas

O tímido Tufas é um gatinho simpático que vive na colónia das beldades Meggy, Peggy e Betty, filhotas da Lady.

Este gatinho foi capturado de emergência porque andou nas guerras da Primavera e apareceu magro e com um grande abcesso no focinhito.

Vai concerteza acalmar-se agora e viver feliz neste simpático grupo, onde todos os gatinhos são meigos e acolhedores..

Tufas

Maria do Mar

icon   Cinco Marias do Mar

Estas cinco princesas vivem acarinhadas por um grupo de homens que lhes chamam as Marias. É um grupo de lindos gatinhos, que foram nascendo e crescendo numa praia onde os trabalhadores da faina os acolheram com amor.

São vários machos e 8 meninas. Todas elas são meigas e sociáveis, e foram instaladas docemente na casinha de captura pelos seus protectores.

As três que faltam estão a amamentar. Quando os filhotes forem autónomos, será a vez delas.

Marias do Mar

Marias do Mar

 

icon   Sofia e Mafalda

A Sofia e a Mafalda, lindas pretinhas mãe e filha, vivem a dois passos da colónia da bela Dulcineia.

A Sofia teve algures os seus filhotes, no último Outono, dos quais só deve ter sobrevivido a Mafalda, que ela levou para onde poderiam encontrar comida e sobreviver.

Era tempo de esterilizar as duas beldades... A mãe sofreu igualmente a ablação de uma maminha, que estava inflamada.

Esta donzela não se deixou fotografar, escondeu-se sempre atrás do tabuleiro das pedrinhas. Não quisemos incomodá-la!

Talvez um dia, quando se tornar menos medrosa, seja possível capturá-la com a máquina fotográfica já no seu território, onde ficará ainda mais bonita. A filhota Mafalda é menos arisca e o fotógrafo não a comoveu muito...

Mafalda

 

Maia

icon   Maia

A Maia é uma das companheiras do Nero.

Nesta numerosa colónia, os gatos dividem-se em dois grupos coesos e praticamente distintos, embora por vezes um ou outro transite e vá servir-se a ambos os pontos de comida.

Num dos grupos, alguns gatos poderiam ser sociáveis, aproximam-se e quase lhes toco. No outro, a maioria são tímidos e esperam à distância que me afaste para virem comer ou deitar-se de novo ao sol. A Maia faz parte deste segundo grupo.

É uma bela colónia com muitos gatinhos pretos, pretos e brancos, siameses, alguns tigrados, todos lindos, lindos!

icon   Nero

O simpático Nero pertence à grande colónia da bela Cindy, da Xana, da Zoé e da Tany.

O Nero é um dos mais meigos e acolhedores, um encanto de gatinho, que muito certamente se adaptaria bem numa família... Mas voltou ao seu território, coberto de chorão e arbustos frondosos.

Mal foi libertado e servi a comidinha para ele e os companheiros, veio de imediato comer sem receio nem ressentimentos.

Nero

Banjo e Mira

icon   Banjo

Finalmente o tigradinho Banjo, irmão da Mitza, da Mira, da Mizia, do Puppy e do Twister, decidiu-se a entrar na armadilha.

Este gatinho é estranhamente tímido e selvagem, ainda mais do que a mana Mira, em contraste com os manos, extremamente sociáveis e carinhosos.

Este rapazinho já partia demasiadas vezes à procura de donzelas! Quando foi libertado, correu que nem uma flecha pelos campos fora...

icon   Puppy e Twister

Estes lindos gatinhos são irmãos da Mitza, da Mira e da Mizia

Extremamente meigos e simpáticos, tal como as manas, não deram o mínimo trabalho a capturar, entraram de boa vontade na armadilha, juntos e sem receio.

Nesta pequenina colónia, composta pela mãe Lara e seus seis filhotes, só a Mira é um pouco arisca, assim como o Banjo, lindo tigradinho, que decidiu não dar confiança.

Puppy

Twister

É um prazer visitar e acarinhar estes gatinhos, que vivem tranquilos numa horta, e esperam diariamente não só comida mas sobretudo festinhas.

 

Niki e Nikita

icon   Niki e Nikita

Estas duas beldades são filhas da bela Doce.

Vivem numa quinta com um irmão e são extremamente meigas e comoventes como as manas Pussy e Amanda.

Pedem constantemente festas e deixaram muitas saudades na clínica.

 

icon   Roxana e Tatiana

Estas irmãs tigradinhas são filhotas da Grace. Vivem com a mãe Cinda e com as lindas filhotas Pussy e Amanda.

São menos meigas que as outras gatinhas deste grupo, mas foram também capturadas sem dificuldade.

Roxana

Tatiana

 

Mãe Ninja

 

Filhota Babi

 

icon   Ninja e Babi

A Ninja e a filhota Babi vivem com mais 4 gatinhos, também filhos da Ninja, num quintal onde são benvindos.

São gatinhas muito calmas e sociáveis, bem tratadas e acarinhadas, apesar de errantes.

Em breve será a vez dos irmãos para evitar que vão procurar noutros locais gatinhas não esterilizadas.

 

 

icon   Ebony

A linda Ebony decidiu-se finalmente a entrar na armadilha!

Filha da Pantera e mana do Mimo, da Dora e da Alba, esta donzela acompanha também com os filhotes da Ariska, sobretudo com o belo Garfield, e deu muito trabalho a capturar.

Esperta e atrevida, sempre que via a casinha de captura, sentava-se tranquilamente ao lado, fingia que não via, limpava na bela pelagem de tartaruga uma poeira imaginária...

 

 

Ebony

 

 

As irmãs Amanda e Pussy

 

icon   Amanda e Pussy

Estas duas donzelas fazem parte de um simpático grupo de quatro gatinhas que vivem com a mãe ou quem a substitui. Inicialmente, eram três meninas adultas que deram ao mundo 11 bebés no total.

Infelizmente, duas das mães, a Grace e a Doce, foram atropeladas e, mais tarde, aconteceu o mesmo a dois dos filhotes. Dois outros bebés tinham já morrido de doença ainda muito jovens.

 

O grupo da Cinda é mimado por um senhor que deixa estes gatinhos viverem na sua horta. Por vezes, leva um ou outro para casa para lhe fazer companhia e eles adoram passar uma noite mais confortável. São gatos sociáveis, meigos, simpáticos, doces. Mas vivem à beira da estrada... A tigradinha Grace partiu, a Doce tricolor partiu, a branca filhota Daphne, o mano pretinho e branco... 

Todos os dias, quando vou levar a comida, chamo e conto ansiosamente os que restam...

 

 

icon   Zeus

O tigradinho Zeus é um gatinho meigo e simpático que entrou descuidadamente na casinha de captura armada para uma companheira.

Azar dele ou sorte!

O Zeus repousa calmamente ao sol junto a uma das suas amigas, sem prestar atenção ao fotógrafo, que o captura desta vez de forma mais pacífica!

 

 

Zeus

 

 

Xana

icon   Xana

A linda Xana é amiga da Zoé e da Tany, filhas da Cindy.

Estas gatinhas, que integram uma grande colónia de vários machos e fêmeas, não surgiram ali por acaso. Uma vez mais, alguém deixou ao abandono uma menina não esterilizada, que deu origem àquela que é provavelmente a minha colónia mais numerosa.

icon   Tany e Zoé

Estas lindas princesas, igualzinhas como duas gotas de água, são duas irmãs inseparáveis, filhotas da bela Cindy.

Juntas entraram na casinha de captura e juntas ficaram na clínica após esterilização.

Ambas tímidas, vêm no entanto sempre cumprimentar quando chega a hora de encher o pratinho.

 

Tany e Zoé

 

 

Fanny

icon   Fanny

Que faz a meiga e divertida Fanny numa colónia de gatos errantes, a da Cindy, miando e pedindo festas?

Esta gatinha anda perdida ou foi abandonada. No entanto tinha de ser esterilizada, porque iria fazer os seus filhotes na rua e aumentar um grupo que já é a minha maior colónia, com cerca de 30 gatos.

Na zona, ninguém procura aquela a quem demos o nome de Fanny...

 

Depois de libertada após esterilização, a Fanny, incapaz de viver na rua, teve de ir para o Refúgio Jimmy, onde foi acolhida no Sector Buddy.
 

icon   Jody

A linda Jody, tigradinha cinzenta de magníficos olhos verdes, é uma jovem donzela muito tímida.

Esta menina surgiu num simpático grupo de gatinhos que vivem num quintal, todos eles já esterilizados e que a acolheram muito bem.

Regressou feliz aos seus domínios: cabaninha de campo para se abrigar, comidinha, companheiros e voz humana amiga.

 

 

Jody

 

Mizia

 

icon   Mizia, Mitza e Mira

Estas três lindas gatinhas, filhotas da bela Lara, vivem numa horta, com uma simpática cadelinha que lhes serve de companheira e aquecimento.

No Inverno, abrigam-se, juntamente com a mãe e três irmãos, numa velha mas acolhedora cabana e, no Verão, vivem à sombra de frondosos limoeiros.

Uma pequenina e encantadora família, que se deixa acariciar sem receio e que visito todos os dias com prazer.

Mitza

 

Mira