OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

     home

Esterilizações 2010

      seta02.gif (842 bytes)     Esterilizações 2006 e 2007
           Esterilizações 2008

      Esterilizações 2009    

 

Lira

   Lira

A pequenina Lira foi abandonada na horta onde vivem a Lara, a Mitza, a Mizia e companheiros...

Com cerca de 8 semanas, transida de medo e de fome, cedo se habituou aos cães que a descobriram debaixo de umas tábuas e que são agora os grandes amigos do peito.

Bem acolhida por quem cultiva as couves e gosta de ter gatos por perto, a Lira ali ficou com a promessa de esterilização na idade própria.

E assim foi. Ao regressar à sua morada, a Lirinha reconheceu logo o local, chamando em altos miados os amigos que a receberam latindo de alegria.

 

   Black

O Black é um encanto de gatinho.

Pelo comportamento, deve ter sido abandonado porque está habituado às carícias e até as pede constantemente.

Tinha dentes podres e a cauda partida em dois sítios.

Alguém lhe dá algo de comer aos fins-de semana, mas isso não basta. O Black tem de atravessar uma estrada perigosa para ir estender a pata à caridade e foi atropelado por andar sem eira nem beira.

Black

Se for possível fixá-lo num local onde eu possa ir todos os dias abastecer o pratinho, o Black regressa para onde está habituado a viver. Senão, terá de se arranjar para ele um cantinho no Refúgio, já um pouco superlotado.

O Black foi tratado e castrado e só pensa em comer. A fomeca é muita!

 

Sara

icon   Sara

A pretinha Sara teve já pelo menos duas ninhadas antes de se deixar capturar.

Desta vez não escapou e, distraída, caiu na armadilha!

Em breve será a vez dos filhotes, que já entram sem se fazerem rogados.

 

icon   Maria do Mar

Mais uma gatinha que vivia na praia, mas esta acolhida em casa por um pescador após esterilização.

Meiga como todas as outras Marias do Mar, esta menina teve ainda mais sorte.

A Maria foi igualmente tratada de uma faringite.

É doce e carinhosa, pedindo constantemente festinhas.

Maria do Mar

 

Kristal e Anaïs

 

icon   Kristal e Anaïs

Mãe e filha, estas gatinhas, a linda siamesa Kristal e a filhota pretinha Anaïs, entraram finalmente as duas ao mesmo tempo na armadilha.

Há muito que a bela Kristal devia ter sido capturada, sobretudo para tratar do olho esquerdo doente, mas, muito arisca e arredia, tem sido impossível. Acabou por ter uma filha, que se foi fazendo mais atrevidota e que entrou na armadilha... com a mãe atrás.

 

O olho doente da Kristal teve de ser tirado, porque fazia frequentes infecções que a impediam muitas vezes de vir comer.

A Kristal e a filha Anaïs vivem na mesma colónia que a Cindy, a Lili, a Callas...

 

icon   Lili

A gatinha Lili foi muito difícil de capturar.

Aterrou há uns meses numa das minhas colónias, onde acabou por parir 3 bebés, todos bem recebidos pelo grupo da Callas, Cindy, Tany, Zoé, Nero, Mena, Boris, etc.

Regressou a "casa" de muito mau humor, e mal se viu liberta correu e correu... suponho que satisfeita.

No entanto, no dia seguinte lá estava ela, não fosse a paparoca acabar-se!

Lili

 

Callas

icon   Callas

Esta linda gatinha só poderia chamar-se Callas. Como muitos siameses, discursa por tudo e por nada, manifestando alegria ou descontentameno através da fala. Sem esquecer a beleza e o feitiozinho, doce e arisco, como um gato... perfeito!

Voltou hoje ao seu território, o mesmo que o da Cindy, do Boris e tantos outros e, sem quaisquer inibições, disse de imediato tudo o que tinha a dizer aos companheiros, que a olhavam um tanto perplexos, como se ela tivesse vindo quebrar o silêncio daquela que é uma das minhas mais belas e tranquilas colónias, apesar de muito numerosa.

A Callas estava muito magra, apesar de a comida não faltar. Foram-lhe extraídos vários dentes podres.

 

icon   Ciranda

A bela Ciranda surgiu há algum tempo no grupo dos ciganitos. A sua captura foi ficando para dias mais folgados, embora sempre de olho nela, não fosse ficar grávida.

Aqui está ela de regresso ao seu território. Nada medrosa, simpática, mas sobretudo linda como uma flor.

Infelizmente, é mais uma candidata a problemas de orelhas em breve...

Ciranda

 

icon   Aguirre

Aguirre, o velho guerreiro grande conquistador, foi finalmente capturado, castrado e tratado das muitas mazelas e feridas da vida. Foram-lhe mesmo extraídos os caninos, estranhamente partidos pela base, talvez nalguma guerra mais violenta, quem sabe!

Terror da sua aldeia e arredores, o velho senhor feudal, sempre de espada em punho para os outros machos, afastava tudo e todos à sua chegada, em grande alarido para se fazer anunciar. Até as meninas, a Bela, a Carina, a Chanel.... se faziam discretas.

Na clínica, cabisbaixo mas tranquilo, nada o comovia, esperava dignamente que se decidissem libertá-lo da prisão. No seu território, é altivo e sereno, confiante no seu poder incontestado.

 

Aguirre na clínica

Aguirre nos seus domínios

 

icon   Ruivinho

O belo Ruivinho, irmão do Bambu, foi capturado de urgência porque tinha o olhito direito doente. Finalmente, era uma "simples" pragana que se tinha alojado na parte inferior da pálpebra. Foi igualmente castrado, claro, e regressou ao seu território em grande alarido. É um gatinho alegre e calmo, cuja socialização tem sido um êxito.

Ruivinho na clínica

Ruivinho momentos depois do regresso ao seu território

 

icon   Ali e Allegro

O tímido e arisco Ali e o meigo e extrovertido Allegro são inseparáveis, há quem diga que são irmãos, embora sejam muito diferentes fisicamente e de carácter. Estes gatinhos vêm do mesmo local que a bela Carmen, a Nadja, a Malu... e os Ciganitos que foram para o Refúgio Jimmy.

Capturado de urgência, o Ali tinha também muitas feridas e o pêlo em mísero estado. Motivo: piolhos e mais piolhos! O Allegro também tinha piolhos, mas menos. Ambos regressaram ao seu território.

Ali

Allegro

 

icon   Mabel

A tigradinha Mabel é muito tímida, mas soube aproximar-se para pedir ajuda!

Estava grávida e sem recursos, mas encontrou finalmente um porto de abrigo e comida.

Mais uma beleza perdida que merecia um lar quente e carinho.

Mabel

 

Bambu

icon   Bambu

O divertido Bambu é filhote da Chiquita e mano da bela Chiquinha.

Quando era bebé, com cerca de 3 meses, fui encontrá-lo perdido debaixo de uma figueira, a cerca de 300 metros do local onde vivia, em tudo semelhante àquela que acolhe esta bela colónia das minhas lindas Amanda e Pussy.

O Bambu foi capturado não só para castração, mas sobretudo porque não conseguia saltar sobre o largo muro onde está instalado o abriguinho da comida.

Não tinha nada fracturado, talvez apenas um músculo magoado. Esteve em repouso e observação na clínica, comia bem e falava muito.. e pôde regressar para junto dos amigos, embora durante alguns dias tenha sido preciso servir-lhe a comida num pratinho no chão para que pudesse repousar ainda mais as patinhas. Rapidamente ficou curado e mais meiguinho ainda, pelos miminhos especiais que recebeu.

 

icon   Boris

Nem sempre as fotos dos magníficos gatinhos pretos lhes prestam suficiente homenagem, muito menos na jaula do veterinário!

O lindo Boris não estava em lista de espera urgente para ser castrado, mas apareceu com um enorme abcesso do lado esquerdo do focinhito, antecipando assim a sua captura, que não foi das mais fáceis.

O Boris pertence à colonia das minhas belas e doces Cindy, Xana, Zoé, Tany...

Boris

 

Luzia

icon   Luzia

A jovem Luzia vive com a Susy e os outros companheiros numa quinta aprazível, onde ninguém os incomoda, não fossem as ninhadas que muitas gatinhas ali tiveram e que morrem quase todas de coriza e PIF (Peritonite Infecciosa Felina).

Daí ainda mais a urgência do trabalho de esterilização deste lindo grupo de donzelas, que nasceu da mãe Marranita, meiga e sociável, ali abandonada pelo próprios donos do local...

 

icon   Nadja

A tímida Nadja pertence ao grupo da Carmen e da Malu e vai agora comer juntamente com o Manushe, o Gino, o Allegro e companheiros.

Bela gatinha, muito jovem, já grávida, que passou certamente muita fome.

A Nadja ficou-me no pensamento. Quem sabe, um dia poderá juntar-se ao outros ciganitos que partiram para o Refúgio Jimmy...

 

Nadja

 

Malu

icon   Malu

A jovem Malu é companheira da Carmen.

Uma colónia, com dezenas de gatinhas grávidas, onde as condições não são ideais, mas onde passo agora todos os dias dar de comer... e limpar!

Estes gatinhos já vêm ao chamamento e, com o tempo, será possível estabilizar este simpático grupo, que não é mal acolhido onde vive, se for controlado.

 

icon   Lula

A jovem e meiga Lula dormia tranquilamente quando finalmente fui fotografá-la.

Esta donzela vive com muitos outros gatinhos, entre os quais as Cinco Marias do Mar, numa praia de pescadores que os acarinham e me pediram para os esterilizar.

Meigos, sociáveis e simpáticos, estes gatinhos vivem   abrigados nos barcos e correndo no areal.

Lula

 

Carmen

icon   Carmen

Mais uma bela tigradinha, da colónia do querido Manushe,  que estava a ficar perigosamente numerosa.

A Carmen, juntamente com mais alguns gatinhos, consegue impor-se no seu grupo.

Outros não. Estes, apesar das dificuldades que vivemos após a tempestade de Dezembro, foram para o Refúgio Jimmy, onde construímos um isolamento de emergência, em especial para os nossos Ciganitos.

Mas a Carmen regressou ao local, e agora espera-me todos os dias para cumprimentar e ver encher os pratinhos. Pelo menos a fome de comida para além de espinhas, pão e batatas acabou...

icon   Susy

A tigradinha Susy é muito provavelmente filha da Marranita.

A maioria dos gatinhos desta colónia são tigrados, de belos tons dourados ou fulvos, olhos esverdeados ou cor de mel.

A Susy não é nada tímida e não foi difícil capturá-la. Tem um lindo namorado, tigradinho como ela, que beijou e ao qual fez muitas festinhas mal desembarcou no seu reino.

Susy

Nini

icon   Nini

Mais uma gatinha que surgiu do "nada" na colónia da Bela.  Linda e calma, mas muito tímida, a Nini já tinha dado vida a uma ninhada antes que eu tivesse conseguido capturá-la.

Os filhotes foram para o Refúgio Jimmy e esta donzela, que parece adaptar-se bem à sua nova vida, regressou ao seu território.

 

icon   Miss Mousy e Annie Sue

Miss Mousy, gatinha preta e branca, e Annie Sue, cinzenta e branca, vivem com a Marranita, a Miss Piggy e mais cerca de 8 gatinhos numa quinta onde podem recolher-se nos estábulos dos cavalos.

É um grupinho simpático, e as duas meninas, embora capturadas com dois dias de diferença, puderam ficar juntas na clínica em convalescença.

Miss Mousey e Annie Sue

 

Mena

icon   Mena

A Mena está aqui de mala aviada para regressar ao seu território, após uma estadia na clínica.

Esta menina vive com a Xana, a Maia, a Cindy e tantos outros.

Aproveitei o dia de sol para libertar a bela Mena, que reconheceu de imediato os companheiros.

icon   Nino

O Nino é um novo residente na colónia da Bela. Este gatinho é muito simpático e sociável.

Quando cheguei, estava encolhido a um canto, fungoso e com os olhos colados, e não veio cumprimentar nem comer. Instalei a armadilha perto dele e pus comida de latinha para ver se o animava. Assim foi ! O Nino aproximou-se e cheirou algo de mais apetitoso.

Foi tratado e aproveitou-se para o castrar, ou vice-versa, porque de qualquer forma já estava na lista!

Nino

A bela Chiquinha icon   Chiquinha

Apesar de estarmos a tentar reconstruir o Refúgio, continuamos a esterilizar os nossos errantes, actividade que consideramos igualmente prioritária.

A Chiquinha é filha da Chiquita, e pertence à colónia das belas Amanda, Roxana e Pussy.

Tem 3 manos, dois tigradinhos muito parecidos com a mãe e um amarelinho. A Chiquinha também é tigrada, mas distingue-se da restante família pelas magníficas barras horizontais que embelezam a sua pelagem.

Chiquinha e mãe Chuiquita

Colónia da Chiquinha. Pussy, Amanda, Roxana, Chiquita e dois filhotes machos. Muito gostam eles de petiscar em cima do muro!!!

 

icon   Miss Piggy

Miss Piggy é uma das filhotas da Marranita, e foi a primeira gatinha a ser capturada e esterilizada este ano.

Linda tigradinha de olhos cor de mel, esta gatinha é tímida mas deixa que lhe toque enquanto come.

Miss Piggy teve de esperar por um dia com algum sol para ser finalmente devolvida à sua família e ao seu território.

Mal viu a mãe e os irmãos, correu para eles e foi recebida em grande pompa de correria e marradinhas.

Miss Piggy