OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

  home

Controlos de rotina


Antes de ficar realmente doente, o gato pode revelar diversos sinais indicadores que se manifestam através de sintomas físicos e de comportamentos que não são habituais nele.

Um gato saudável apresenta-se bem disposto e activo, mantém o nariz ligeiramente húmido, mas não molhado, come e bebe normalmente. Se tiver vómitos, tosse e espirros, se esfregar os olhos com a pata e abanar a cabeça, se tiver tonturas, se não quiser comer, se tiver o pêlo áspero ou se a terceira pálpebra for visível é de esperar que algo esteja errado com a saúde do seu gato.

A observação cuidada através de um controlo regular, feito por si, ajudá-lo-á a manter o seu gato em forma. Faça esta inspecção quando o gato se encontra descontraído.

As orelhas devem apresentar-se limpas e rosadas. Preste atenção à eventual existência de resíduos escuros, líquido, intumescências e cabeça inclinada. Verifique se há falhas de pêlo por trás das orelhas.


Orelhas do gato

Os olhos devem mostrar-se translúcidos e brilhantes. Olhos lacrimejantes e fechados ou olhos onde é visível a terceira pálpebra obrigam a uma visita ao veterinário.

A terceira pálpebra é visível no canto inferior do olho do gato. É uma membrana que ajuda a proteger os olhos, cobrindo-os parcialmente quando a luminosidade é demasiado intensa e filtrando assim os reflexos luminosos. Cumpre, também, a função de limpeza do globo ocular, protegendo-o de sujidades e poeiras.


Terceira pálpebra

Na maioria dos casos, a terceira pálpebra só é visível quando o gato se encontra em más condições de saúde ou alberga algum vírus. Poderá também manifestar-se por emagrecimento, diarreia, coriza, desidratação, insuficiência renal, parasitas internos ou alguma briga que lhe tenha ferido o olho, ou ainda se estiver a convalescer de alguma doença.

Nestas situações, a gordura que circula em redor do olho do gato é utilizada pelo próprio organismo para o proteger, fornecendo-lhe desta forma a energia necessária. Em consequência, os olhos afundam-se e ficam parcialmente cobertos por aquela membrana.


Este é um sinal utilíssimo de aviso de doença no seu gato. Caso verifique esta situação para além de um dia, leve-o imediatamente ao veterinário. Note, contudo, que se a terceira pálpebra for visível apenas num dos olhos é possível que o seu gato tenha a vista ferida.

Ainda sobre os olhos, poderá verificar se a visão do seu gato está em ordem fazendo o seguinte teste: cubra um dos olhos do gato e mova ligeiramente o seu dedo na direcção do olho descoberto. Se ele pestanejar significa, provavelmente, que a visão está boa.

Na boca, controle se o seu gato saliva, se tem inflamações nas gengivas e mau hálito. Observe as gengivas, que devem ser bem rosadas; o céu da boca e a linha que circunda os dentes devem ser ligeiramente mais escuros do que o restante.

Os dentes caninos e molares devem apresentar-se brancos, sem sinais de tártaro ou de placa. Consulte o veterinário se os dentes ou as gengivas estiverem amarelados e se o gato tiver mau hálito.


Boca do gato

No nariz, acautele-se com as inflamações. O gato não deve espirrar com frequência nem ter dificuldades respiratórias. Se o nariz do seu gato se apresentar quente e seco significa que pode ter febre.

Nariz e olhos do gato
A medição da temperatura torna-se mais fácil com a ajuda de outra pessoa. Pode utilizar um termómetro digital, cuja ponta deverá ser untada com vaselina.

Levante o rabo do gato e introduza, cuidadosamente, o termómetro (cerca de 2,5cm.), ligeiramente inclinado de forma a tocar na parede do recto. Cerca de um minuto depois poderá ler a temperatura que, num gato saudável, se situa entre os 38° e os 39°.


O pulso do gato é um elemento igualmente importante. Poderá fazer a sua medição deitando o gato numa mesa sobre um cobertor macio. Procure mantê-lo relaxado, falando-lhe calmamente enquanto procede ao acto.

Sinta a sua pulsação na parte interna da pata traseira, exactamente na virilha. Um gato saudável tem cerca de 120 pulsações por minuto.

Entre o pêlo, verifique se existem arranhões, pulgas, peladas, descoloração ou aumento de queda do pêlo.

Apalpe o corpo do seu gato, para despistar algum caroço, massas firmes ou inchaços. Na fêmea, verifique cuidadosamente se tem caroços nas maminhas.

Nas patas, procure a existência de crostas ou feridas entre os dedos e as unhas.


Pulso do gato


Na parte traseira, repare se, ao urinar, o seu gato comprime e lambe frequentemente a zona genital. Verifique se tem diarreia.
Estes conselhos ser-lhe-ão úteis, mas muitos deles não significam uma corrida imediata ao veterinário ao mínimo sinal manifestado, se o gato, apenas num só dia, não se encontrar a 100%.

No entanto, se o seu gato for repetidamente ao areão sem conseguir urinar ou se urinar sangue, ou ainda se verificar que o seu consumo de água aumentou substancialmente, se estiver ferido, em estado de choque, com queixas contínuas (miados constantes, fora do normal), deve procurar ajuda veterinária imediata.

De qualquer forma, em caso de dúvida, é aconselhável não esperar muito por uma consulta, dado que a saúde do seu gato pode deteriorar-se rápida e irreversivelmente.


Desenhos de
Aurora Pereira
@ Gatos Livres