OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

   home

Anemia Infecciosa Felina ou Hemobartonelose

Trata-se de uma doença grave mas pouco frequente, cuja incubação dura de 2 a 17 dias.

Os gatos podem ser infectados por um pequeno parasita dos glóbulos vermelhos, uma bactéria do tipo das Ricketsias, antigamente denominada de Hemobartonella Felis. Esta doença, atribuída a uma infecção, chama-se Anemia Infecciosa Felina.

Os parasitas responsáveis por esta doença foram rebaptizados de C. Mycoplasma Haemominutum (CMhm) no que se refere à estirpe de pequenas dimensões, e de Mycoplasma Haemofelis no que se refere à estirpe de grandes dimensões.

É importante estabelecer esta distinção, dado que estes dois subtipos de parasita sanguíneo dão origem a sintomas clínicos bastante diferentes.

A estirpe CMhm provoca uma anemia hemolítica ligeira ou moderada. O termo "hemolítico" significa que uma contagem fraca de glóbulos vermelhos ou uma anemia resultam de uma fragmentação dos glóbulos vermelhos.

As estirpes de Mycoplasma haemofelis provocam uma anemia grave. Os sintomas são em geral febre, emagrecimento, mucosas pálidas e letargia.

Pensa-se que os machos com idades situados entre 1 e 3 anos possam ser os mais afectados.

Alguns gatos podem ser portadores assintomáticos, sem desenvolverem o mínimo sintoma até serem expostos a uma situação de stress ou qualquer doença susceptíveis de desencadear a erupção da hemobartonelose. A anemia pode desencadear-se ou agravar-se por um stress profundo ou por depressão das defesas imunitárias (FeLV ou FIV, por exemplo).

Sintomas:
Anemia, letargia, perda de peso, febre, anorexia, emagrecimento, mucosas pálidas ou mesmo amarelas nas gengivas e na língua.

Tratamento:
- Hospitalização, perfusões e transfusão sanguínea
- Antibióticos e anti-inflamatório

Não existe vacina.

A hemobartelonose é mortal se não for tratada.

No entanto, o tratamento não elimina por completo a bactéria e os gatos curados continuam a ser portadores, embora as recaídas sejam raras.