OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

   home

S O S  TEMPESTADE NA ILHA DE RÉ

APELO URGENTE
para os gatos errantes da Ilha de Ré devastada pela tempestade Xynthia
em 28/29 de Fevereiro de 2010

icon.jpg (1130 bytes)

NOTÍCIAS   seta01.gif (842 bytes)

Michèle Coindeau, da Associação ADAF, alimenta praticamente sozinha várias dezenas de gatos errantes na Ilha de Ré, em França, perto de La Rochelle, sem quaisquer apoios, apenas com alguns donativos de amigos.

Em 28/29 de Fevereiro, a tempestade Xynthia inundou cerca de 80% da Ilha, deixando-a sem contacto com o continente.

Todas as reservas de alimentos que Michèle reunira para os seus errantes ficaram inundadas.

Muitos pontos de distribuição de alimentos ficaram submersos, nomeadamente o parque de campismo onde a ADAF tem uma grande colónia. Os gatos procuraram refúgio sobre os telhados das roulottes e, quando Michèle chegou, alguns gritavam aflitos e encharcados.

Vários errantes desapareceram, e até agora foram encontrados cerca de 60 cadáveres. Mas muitos outros surgiram, abandonados pelos donos que fugiram da tempestade. Michèle tenta acudir aos vários gatos que erram pelas ruas, aterrorizados, esfomeados e feridos, mas a tarefa revela-se humana, emocional e financeiramente acima das suas possibilidades.

Apesar de se encontrar numa situação difícil, a ADAF hospitalizou já vários gatinhos que precisavam de ajuda. Alguns encontraram já famílias de acolhimento temporário, para convalescença e enquanto aguardam que os donos regressem e eventualmente os recuperem.

Quanto aos errantes (cerca de 150 no total), Michèle espera ansiosa que voltem aos seus territórios quando tudo estiver mais calmo.

A ADAF precisa da nossa ajuda.

Apesar da tempestade que devastou também o nosso Refúgio em 23 de Dezembro de 2009, Gatos Livres  enviou já um donativo da parte dos errantes portugueses para os irmãos da Ilha de Ré.

Se quiser, pode ajudar enviando o seu donativo, ou mesmo apenas a sua mensagem de solidariedade, para Gatos Livres, onde poderemos canalizar os apoios em conjunto, ou directamente para a ADAF, com a indicação "da parte dos errantes portugueses".

ADAF

IBAN FR76 1170 6330 1855 0238 7800 183
BIC AGRIFRPP817
Crédit Agicole
17 630 La Flotte en Ré

Alguns links sobre a situação em geral na Ilha de Ré:

http://www.ilere.com/2010/informations/tempete-xynthia-la-flotte-en-re-inondation
http://www.ilere.com/2010/informations/tempete-xynthia-la-flotte
http://www.lepost.fr/article/2010/02/28/1964372_la-tempete-xynthia-dans-l-ile-de-re.html
http://snsm.ile-de-re.over-blog.com/
article-notre-ile-de-re-a-souffert-de-la-tempete-45825461.html