OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

     home

Os Ciganitos

Março/Abril/Maio de 2010

Mais um apelo para esterilização numa zona onde já tinha capturado em tempos o Manushe, a bela Ameixa, o Gino, a Nina, o Figo..., mas onde recomeçaram a surgir gatinhas grávidas e várias ninhadas.

Perto de um local concorrido da Vila, uma pequena comunidade cigana tem vários gatinhos, que adora, mas que deixa proliferar sem controlo.

Mais acima, na mesma rua, vários gatos oriundos do abandono de gatinhas não esterilizadas completam um ramalhete de cerca de 30 alminhas, uns extremamente meigos, outros ainda muito ariscos, sem esquecer alguns machos bem adultos provenientes da Vila e que vêm ali procurar noiva ou comida.

Algumas pessoas começaram a sentir-se incomodadas, mas apesar de tudo alimentavam estes gatinhos, deitando-lhes restos de comida junto aos caixotes do lixo...

Durante o mês de Abril, capturei e esterilizei 10 gatinhas. Três, a Carmen, a Malu e a Nadja, que pareciam bem integradas e vinham comer regularmente sem medo, regressaram ao seu território, mas 7, mais frágeis ou doentes, foram para o Refúgio Jimmy.

 

Isolamento das ciganitas no Refúgio Jimmy

São as nossas belas Ciganitas, para as quais construímos um isolamento de emergência no Sector Roy, com um telheirinho amplo sob o qual instalámos pequenas casotas e caixotinhos, e vários abrigos de madeira espalhados na erva.

Pietra, pretinha já não muito jovem, FIV+, à qual tiveram de ser extraídos vários dentes, Isadora, branca com manchas pretas muito maltratada e com carcinoma nas orelhas, Rosita, cinzenta e branca cuja cauda arrancada em ferida teve de ser cortada, Iris, cinzenta e branca, e Evita, Katya e Olenka, 3  jovens arraçadas de siamesas, certamente irmãs de uma mesma ninhada.

Ciganita

Ciganitas que espreitam atrás da banda de acrílico pregado à rede para proteger o telheiro do vento

Em Maio, capturei e esterilizei mais 2 gatinhas e 4 gatinhos. Dois dos gatos, o Allegro e o Ali, bem integrados no grupo e apreciados, voltaram ao território de origem.
As 2 gatinhas e 2 dos gatos foram acolhidos no Refúgio Jimmy:

A preta e branca Esther e o irmão pretinho Ballardo, ambos com cerca de 5 meses e grandes dificuldades de integração no local;

A Moreninha, gata tipo siamês que entrava pela casa das pessoas pedindo ajuda e era expulsa ao pontapé;

O Spok, macho tipo siamês com carcinoma nas orelhas e cujos testículos cresciam para o interior.

Esther, Ballardo, Moreninha e Spok em isolamento no Sector Ribas

Devido a problemas de espaço, estes 4 gatinhos não puderam ficar com as Ciganitas e foram para um pequeno isolamento contíguo ao dos Ribinhas, irmãos de errância com os quais partilharam mais tarde o Sector Ribas