OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

     home

Os gatos das Arribas

 

12 de Setembro de 2011: Os gatos não têm asas

Ainda as malditas Ribas da Ericeira! Depois de retirados todos os gatos sobreviventes das Ribas, uma das gatinhas que vivia na praia subiu à falésia, atraída pelos restos que alguém ali deita para as gaivotas e pela paz enganadora de criar os filhos nos buracos da rocha.

A gatinha caiu à praia e morreu, como tantos outros antes! Os 3 filhotes ficaram órfãos, sós numa pequena plataforma com cerca de 40 cm de largura, onde corriam atrás das borboletas ou de uma folha que voa, em equilíbrio, inconscientes do perigo.

Com a preciosa ajuda de uma amiga, capturei os 3 bebés órfãos.

Mas, para isso, foi necessário saltar o muro e descer à pequena plataforma para limpar os restos de comida que nem os ratos já queriam e pôr a armadilha. Depois, voltar a saltar para fora e, em seguida, içar a armadilha com cordas.

Nestes fins de tarde de captura, com a falésia a pique sob os pés, a única ideia em mente era retirar os gatinhos.

Nos olhos, a imagem persistente de gatos adultos e bebés espalmados lá em baixo na areia e cuja única culpa é não terem asas para voar!

Os gatos da praia estão bem alimentados pelos pescadores e por pessoas que lhes oferecem regularmente sacos de boa ração. Esterilizei ali todas as gatinhas que os pescadores assinalaram, mas há sempre uma que surge infelizmente, e outros que vêm ao cheiro dos restos da panela.

As gaivotas têm montanhas de peixe na praia e quem vai comer o lixo que algumas pessoas ali deitam são os ratos que proliferam nas Ribas em que o turista admira o Pôr do Sol.

Que mais fazer, além de apanhar cadáveres na praia e saltar o pontão das malditas Arribas para retirar os que sobrevivem?

Que mais fazer para explicar às pessoas que ali deitam os restos do jantar que são inconscientemente causadoras da morte de tantos gatos e das dificuldades e perigos que corremos para retirar os que sobrevivem?

 

30 de Junho de 2010

O João Gatão já espera o seu lugar junto dos companheiros. Estava muito doente, com gengivite grave e cheio de parasitas derivados das condições de vida e dos restos de comida estragada que ainda lhe atiravam para as Ribas. Em breve poderá integrar o espaço dos nossos Ribinhas, logo que esteja livre um pequeno isolamento contíguo ao dos amigos.

Maio de 2010

Fomos novamente falar com o Presidente da Junta de Freguesia. Não é possível limpar as Ribas. Os bombeiros, que o poderiam fazer, não aceitaram a proposta de 1.000 euros, disponibilizados pelos Gatos Livres para o efeito.

As Ribas continuarão tal como se encontram, com dezenas de cadáveres de gatos, gaivotas e ratos, e montanhas de comida podre.

 

13 de Abril de 2010

O jovem Fénix foi hoje capturado !!!!!!!!

Mas resta finalmente o João Gatão que, embora não residente fixo na falésia, ronda as Ribas e deverá também ser apanhado, senão o pesadelo não terá fim.

Lá vão ainda as capturadoras de armadilha em punho buscar mais este malandreco, antes de deixarem definitivamente de pôr comida e de a Junta de Freguesia cumprir a prometida limpeza, que aguardamos ansiosos.

9 de Abril de 2010

Tivemos hoje uma entrevista, extremamente positiva, com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Ericeira, que nos prometeu limpar devidamente as Ribas, na Praia dos Pescadores, e publicar um Edital a informar a população sobre o nosso trabalho e motivações, que apoia integralmente, pedindo a todos que cessem de atirar para a falésia restos de comida e outros lixos, supostamente para alimentar os gatos.

Há na falésia um amontoado de comida podre, cadáveres de gaivotas e de gatinhos.

Os gatos das Ribas têm servido de caixote do lixo, numa Vila que se pretende na ponta da reciclagem, dos resíduos seleccionados e do turismo de qualidade.

 

O sonho de há anos começa finalmente a realizar-se!

Como se capturam gatos na vertical!

Graças à generosidade de duas pessoas dedicadas, os gatinhos das Ribas têm sobrevivido com alimentação adequada e tratamento.

Pelo menos aqueles que não caiem lá em baixo na praia, que não são levados e mortos pelas gaivotas, que não morrem precocemente de FIV, FeLV, coriza ou condições de higiene extremamente precárias...

Há cerca de 1 ano, capturei 8 gatos na ponta das Ribas que recolhi no Refúgio Jimmy, os meus queridos Palhacinhos, todos eles FeLV.

Agora, estas duas pessoas, que têm lutado incansavelmente por estes gatinhos, juntamente com duas experientes "capturadoras", formaram um grupo irredutível e temerário que inventou um sistema inédito de captura na vertical para apanhar os restantes, mais longe e inacessíveis!!!

Gatos das Ribas

Ribas

Graças à sua persistência e mestria, os tristemente famosos gatinhos das Ribas da Ericeira puderam ser   recolhidos no Refúgio Jimmy e deixar de viver entre cadáveres, amontoado de lixo e montanhas de restos de comida de almoços e jantares que algumas "almas caridosas" atiram para as Ribas nos dias de festim...

Os "gatos das Arribas" deixaram de ser atracção para turistas de pé descalço em busca de jardim zoológico gratuito, de diversão ou triste "tradição", ou mesmo, para muitos estrangeiros, de confirmação de um "país de miséria".

Reunimos esforços e sonhámos para estes gatinhos uma vida digna e saudável. São mais 15 alminhas (falta capturar UM), que brincam agora libertas do espaço confinado das minúsculas plataformas na falésia, que podem correr ao sol, abrigar-se da chuva e dos terríveis ventos do mar, e deixarem de produzir bebés sucessivamente mortos de doença e miséria.

No Refúgio Jimmy, construí para eles um enorme isolamento temporário, porque, devido à destruição da vedação na tempestade de Dezembro, todos os isolamentos estão superlotados.

Isolamento dos nossos gatinhos das Ribas

Gatinhos das Ribas no Refúgio Jimmy

Gatinhos das Ribas no Refúgio Jimmy

Alguns dos gatinhos ainda pouco se mostram, estão a ambientar-se e a conquistar o novo espaço, mas outros começam a aceitar a nossa presença e a sair dos abriguinhos e dos telheiros, onde dormem longas sonecas tranquilas, à sombra.
Gatinhos das Ribas no Refúgio Jimmy Gatinhos das Ribas no Refúgio Jimmy
Todos eles sempre tiveram nome, dado pelas suas protectoras:  Pintassilgo, mãe exemplar, e os filhotes Leo, Mali, Moxa, Ipanema, Silvestre e Caipira; Gertrudes e as filhotas Xana e Xica; Dona Branca, Lolita, Laçarote e o velho guerreiro Budagodes. Falta capturar o jovem Fénix.