OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

     home

Esterilizações 2011

      seta02.gif (842 bytes)     Esterilizações 2006 e 2007
           Esterilizações 2008

      Esterilizações 2009    
     Esterilizações 2010    

 

   Carmina

Há algumas semanas que a jovem Carmina aparecia, a medo, na colónia do Manushe.

À margem, tímida, pedindo comida sem se aproximar dos outros nem vir comer dos pratos comuns, tudo indicava que foi mais uma gatinha abandonada à sua sorte quando deixou de servir de brinquedo.

A Carmina voltou ao seu "território", porque não há outro espaço melhor para ela, o Refúgio Jimmy está mais do que cheio e tem por missão receber os doentes da rua.

Carmina

Pelo menos não terá filhotes de miséria e, se alguém a pôs ali, como já aconteceu, para que a esterilização fosse assumida por mim, pode levá-la... desde que a trate bem e lhe dê comida.

 

Mara

   Mara

Estranhamente, na colónia da minha discreta Lili só aparecem pretinhos e siameses, com excepção da Lili, preta e branca!

A Mara escapou-me no início do ano. Surgiu e desapareceu... Mas, em Abril, voltei a vê-la, desta vez com 3 filhotes minúsculos, um deles dentro do prato da comida!

Feitas as contas à idade das crias, a Marita tinha de ser capturada e esterilizada sem falta no mês de Julho.

Assim foi!

A Mara deve ter sido atropelada ou levado um pontapé, porque as costelas do lado direito estão deformadas. Mas o esqueleto já se adaptou e a gatinha está de excelente saúde.

 

   Catraios

De passagem para a colónia do meu Tufinho, Catraia, Meggy... via há já algum tempo uma gatinha preta com o pêlo em mau estado.

Dava-lhe de comer, junto à estrada, sonhando poder um dia tratá-la, porque tinha coleira e dono.

Com o ritual do som da comida, outros foram surgindo com ela, vindos do mesmo local. Eram cinco. Só dois pareciam em bom estado, pretos e brancos, mas um preto e um arraçado de siamês já quase nem pêlo tinham.

Três rapazes e duas meninas. Quando percebi que as gatinhas estavam grávidas, a captura tornou-se urgente. Não foi difícil!

O pretinho e o mano arraçado de siamês arrancaram igualmente os dentes, todos podres. Piolhos e pulgas, dermatose, gengivite grave...

Cinco beldades meigas das quais continuarei a cuidar com prazer.

 

Pretinha mãe e filhota preta e branca

Macho preto e branco

Siamês

Pretinho

 

   Negrita

Na visita diária à colónia da Cindy, Callas, Zoé, Kristal... vi algumas vezes esta gatinha em cima de um muro, junto a um caixote do lixo. Dava-lhe sempre um petisco, mas não sabia se tinha família porque nunca vinha comer com os outros.

Mas há uns dias, quando acabei de capturar a Zoé para a tratar de uma ferida, a Negrita apareceu em grande alarido a pedir comida.

Arrisquei e acariciei-a, o que ela aceitou, e levei-a para esterilização.

Negrita

Depois de me ter informado, a Negrita já teve várias ninhadas, todas elas dizimadas... Fome e ninhadas mortas, abandonadas ou dadas de qualquer maneira é por vezes a sorte de muitos gatinhos com "família".

 

Annie Lou

   Annie Lou

Há alguns meses que a tigradinha Annie apareceu na colónia da querida Marranita com 3 filhotes bebés. Difícil de ver, arisca e esperta, deixei-a criar os filhos sem a incomodar.

Chegado o momento, durante semanas e semanas foi a guerra entre nós para a sua captura . Uma ligação de luta que se estabelece... um laço inquebrável.

Mas um dia venceu a minha teimosia e, quem sabe, a fome devida a uma nova gravidez, depois de eu ter tido a coragem de não pôr comida a ninguém durante 3 dias, um martírio!

 

   Gatinha

Não há dúvida, é o ano dos siameses...

A gatinha andava "para ali", junto a uma das minhas colónias. Parece que tinha uma "família", segundo se dizia. Mas estava grávida, com espanto, porque ninguém sabia se era "menina ou menina".

A Gatinha foi esterilizada e já não "anda para ali". Alguém, vendo-a esterilizada e meiga, mesmo sem se ter interessado por ela antes, acolheu-a agora, finalmente!

Fui visitá-la. Está bem instalada e mimada...

Gatinha

 

Linda

   Linda

A gatinha Linda é mais uma siamesa que faz ninhadas de miséria umas a seguir às outras.

Os filhotes morrem, em grande parte, atropelados, quando seguem a mãe para irem comer.

Ou antes, morriam...

A bela Linda foi finalmente capturada e esterilizada.

 

   Belinha

Parece ser a saga dos siameses!

Como dizem algumas pessoas que conheço, nunca se viu em parte nenhuma do mundo civilizado tanto siamês abandonado ou errante.

A Belinha foi abandonada. Meiga, carente e expressiva, esta beldade vagueava à beira de uma estrada, à procura de comida, conforto e carinho.

Apanhei-a sem qualquer resistência, antes pelo contrário, e depois de esterilizada encontrou uma família amante de siameses que saberá cuidar dela como merece.

Belinha

Não sei que nome terá na sua nova casa, eu chamei-lhe Belinha, porque é bela, fisicamente e de carácter.

A história da Belinha teve um final feliz.

Infelizmente não é o caso da maioria dos gatinhos abandonados.

 

Amigo e Cactinho

   Amigo

Já vos falei no Amigo... o magnífico siamês que surgiu na colónia da minha querida Dulcineia.

Tratada a patinha doente, castrado, e após alguns dias na clínica, onde fez admiradores incondicionais, o Amigo regressou ao seu grupo de companheiros, recebido com grandes honras sobretudo pelas donzelas, que o adoram. Até o Cactinho o veio receber.

O Amigo merecia uma boa família que o estimasse, mas onde está ela?

 

   Zibelina

A bela Zibelina é uma siamesa perfeita!

Na clínica, chamava a pedir atenção, sem medo de se fazer notada, apesar de "selvagem".

Mais uma maravilha que, quem sabe, poderia fazer a felicidade de quem a estimasse, mas que voltou para o seu território, juntar-se àquelas que penso serem irmãs, Callas e Kristal, assim como às amigas Lili, Xana, Mena...

Para trás deixa o filhote Ziggy, que foi viver para o Refúgio Jimmy devido à doença no olhito, que deve ser vigiado.

Zibelina

 

Sheba

   Sheba

Há colónias onde penso que todos os gatinhos estão esterilizados, mas eis que um dia aparece mais um cavalheiro ou uma donzela dispostos a constituir família onde a comidinha abunda e os companheiros são acolhedores.

Foi o caso da jovem Sheba que detectei há apenas alguns dias no grupo da Xana, Lili, etc.

Mas, como estamos em Janeiro e os perigos redobram, a donzela foi rapidamente capturada.

Beleza tigrada de olho verde, a Sheba é muito calma, demasiado até! O tipo de gato inteligente e seguro, que espera tranquilamente uma aberta para se escapar quando menos se espera!