OS GATOS DEIXAM PEGADAS NO NOSSO CORAÇÃO

         
     2010

O dia-a-dia no Refúgio Jimmy

2° Semestre         

2011

1° Semestre

27 de Junho: Os abriguinhos de madeira

Muitos dos gatos do Refúgio fazem as unhas nos abriguinhos de madeira em sinal de boas vindas.

Preferia que mostrassem a sua alegria de outra forma, mas foi assim que decidiram e quem sou eu para recusar tanta solicitude!

Os coitados dos abriguinhos ficam em mau estado, claro, e a culpa é minha por não haver sequer um minúsculo tronco de árvore onde os pobres gatinhos possam afiar as suas delicadas unhitas.

GRRRRRR !!!!!

Angie

Mizzy

Akira

Vickie

 

26 de Junho: O calor

Hoje no Refúgio estávamos todos a funcionar em câmara lenta. Um calor abafado tirou-nos toda a energia. Eu  deslocava-me penosamente para as tarefas obrigatórias, sobretudo pôr água fresca nos bebedouros, qual pobre formiguinha sem repouso, mas os gatos nem se mexiam.

Muito se plantou esta Primavera e todos os arbustos selvagens que nos fazem o favor de crescer são preservados com carinho, mas mesmo assim todas as sombras são poucas em dias como o de hoje.

Nos Buddys, não mexia uma palha.

A sombra mais acolhedora e panorâmica para os humanos é sentada no tijolo que mantém aberta a gateira da pequena cabana, frente à providencial e famosa pereira.

Alguns gatos arrastaram-se até lá para me fazerem companhia.

Queridos Buddys, obrigada !!!

Buddys

Chanéis

No Sector Roy, os irredutíveis Gugu, Joaninha, Nina, Piriquito e Chefe Roy deram-me a honra de se deslocarem ao portão para me receberem, mas depressa se instalaram à sombra... do meu corpo!

Sob um dos telheiros, protegido a sul, há uma pedra confortável. Nestes dias é lá que me sento.

Alguns vieram refugiar-se junto de mim, mas a grande maioria nem se mexeu, embora os visse sob as árvores, arbustos e telheiros, esticados ao comprido.

Nos outros sectores nem me atrevi a agitar os nossos gatinhos, tímidos muitos deles, e que iriam deslocar-se das sombras que tinham escolhido para repousar.

Os gatos sofrem com o calor, e os nossos doentes precisam de descanso e frescura.

 

24 de Junho: Grisely e os companheiros

O Grisely e os 4 companheiros - uma gatinha e seus 3 filhotes - foram hoje libertados do isolamento, no Sector Ribas, onde estavam há vários meses, esperando que os pequenitos pudessem ser castrados.

Está cumprida a promessa ao velho senhor da casa em ruínas. Os gatos que ele adorava e lhe sobreviveram estão em segurança. 

 

23 de Junho: Olivita

A grande maioria dos gatos do Refúgio são selvagens. Alguns vêm quando chego, cheios de curiosidade pela presença de um estranho ser que se desloca lenta e cautelosamente para não afugentar ninguém. Sentam-se mesmo perto, desde que não me mexa. Com este regime, em breve estarei transformada em estátua de sal !

Subir e descer, encher pratos e mudar águas de cócoras sob os baixos telheiros, esperar durante horas que os mais arredios se mostrem, ou para capturar algum doente, evita-me decerto o dinheiro e tempo gastos em ginásios e aulas de ioga, mas por vezes pergunto-me por que diabo estas criaturas não vêm simplesmente quando as chamo ou é necessário levá-las ao veterinário?

Ah! é verdade, são gatos, já me tinha esquecido!

A Olivita é um dos muitos selvagens cuja vida mudou substancialmente para melhor com a ida para o Refúgio e na qual se vê, sem dúvida, a alegria de viver.

De tão escorraçada e mal tratada que foi, prefere evitar o contacto dos humanos, apesar de nunca fugir de mim.

Estes gatinhos comovem-me. Poderiam ser acarinhados, e sei que o desejam, mas a vida foi demasiado hostil para com eles.

Olivita

Olivita e Buddy

A Olivita vive pacificamente em grupo.

Os companheiros são os seus amigos, o Refúgio é a sua casa.

Hoje o Buddy brincava com ela. Ambos caçavam um bichinho real ou imaginário, não importa.

A Olivita é feliz, o Buddy tem mais uma menina complacente no seu harém, e nunca mais ninguém lhe atirará pedras só porque a fome a obrigava a miar às portas.

Porquê hoje a Olivita? Porque, ao observá-la com prazer, recordei o dia em que a capturei, pouco tempo depois de lhe terem afogado os últimos filhotes, e não me pude impedir de ter um pensamento para todas as gatinhas maltratadas cujas crias tiveram, têm e terão tristemente o mesmo destino cruel.

 

20 de Junho: Allen, uma agradável surpresa

Na impossibilidade de capturar o Allen, dos Mealheirinhos, para o tratar da gengivite, tentei hoje uma nova abordagem.

Fechei os 3 sociáveis, entre os quais a Lourencinha, e instalei a armadilha, mas pousei perto de mim um prato com comida. Como a grande maioria dos Mealheiros são gatinhos selvagens, seria pouco provável que se aproximassem, até porque não têm fome, a esperança era que o Allen viesse ao cheiro da latinha.

E assim foi! Devido à doença, o Allen come mais facilmente a comida húmida e encheu-se de coragem. Preferiu vir ter comigo a entrar na armadilha. E, mesmo junto a mim, comeu com apetite. Talvez a pouco e pouco ganhe a sua confiança e possa ao menos dar-lhe de comer e, quem sabe, encaminhá-lo para um isolamento. Todos os métodos são bons para tratar os meus gatinhos, e sobretudo é preciso ter muita paciência!  GRRRR !!!!!!!

 

14 de Junho: Os bigodes dos gatos e o Bellini

Notícias? Todos os dias há algo de novo, claro. Hoje, por exemplo, abriram-se as portas do isolamento dos Tamires. Alguns minutos depois, o Tamir saiu e veio mesmo até à grande cabana. Mas fotos, nem pensar!

Por isso, gostaria de vos falar dos bigodes dos gatos. Já devem ter reparado que todos os gatos têm os bigodes brancos, excepto os gatos pretos, cujos bigodes são... pretos!

 

Angie
Siamês

Fanny
Preto e branco

Papoila
Tricolor

Quixote
Tigrado

Lucas
Branco

Ruivinho
Ruivo

Roy
Cinzento e branco

Piriquito
Preto

Mas eu conheço uma excepção, enfim, não é bem uma, mas quase.

O meu Bellini, que é preto, tem os clássicos bigodes pretos, mas um dos pêlos é branco!!!

Quando uma vez este pêlo caiu, pensei que não voltaria a nascer branco, mas nasceu igualmente branco, branquíssimo, no meio dos seus magníficos bigodes pretos de gato preto.

Bellini

Já o revirei de alto a baixo, coitado, à procura de algo na sua pelagem que justificasse este pêlo branco, mas nada.

O meu Bellini é totalmente negro e belo como a noite, e os seus olhos cintilam como estrelas na escuridão.

 

14 de Junho: Os Mafrinhas
 

Os Mafrinhas começam a pouco e pouco a aventurar-se no seu espaço na minha presença.

Tribo de belos tigradinhos, chefiada pelo velho branquinho que se faz arredio à foto, alguns Mafrinhas, cientes da sua beleza, pousam sem complexos.

Muitos já vêm brincar e comer ao grande telheiro que elegeram como local privilegiado, embora os mais tímidos ainda comam nos isolamentos, de porta aberta, como que apegados à segurança do velho hábito.

 

Mafrinhas

Mafrinhas

Mafrinhas

Mafrinhas

Mafrinhas

Mafrinhas

Mafrinhas

Mafrinhas

Mafrinhas

O grande telheiro é uma etapa importante na convivência com os humanos. A segunda, mais difícil de transpor, são as cabanas.

 

13 de Junho: Dom Quixote e Lourencinha

O Dom Quixote decidiu-se finalmente a conviver com as suas novas doenças.

Quando foi para o Refúgio, ainda com uma anemia gravíssima, conseguiu recuperar acarinhado pelos companheiros e comendo duas latinhas de AD por dia.

Agora que estava bem, a gengivite atacou-o, mas também a insuficiência renal, o que exige de novo comidinha especial, cujo sabor lhe custou a aceitar.

Mas a minha teimosia e a sua alegria de viver fazem milagres.

Todos os dias, ao chegar, chamo-o e ele vem ter comigo sem se fazer rogado. É fechado num isolamento várias horas até ter comido e depois fica em liberdade com os amigos.

Dom Quixote
Dom Quixote lava-se...
Mesmo doente, a higiene é sagrada para ele

Jamais fecharei um gato só porque tem de comer comida específica para a sua doença, a não ser por tempo determinado. O Dom Quixote morreria mais depressa de desgosto do que das malditas maleitas que teimam em atacá-lo.
 

Lourencinha
Lourencinha ouviu-me...

Quanto à Lourencinha, nem precisou de ser convencida.

Desta vez, regressada da clínica após o tratamento regular à gengivite, decidi que passaria a comer Sensitivity para engordar.

Nem é preciso chamá-la, basta que me veja e entra imediatamente para um isolamento à espera do pratinho.

Ali fica toda contente até que a vá libertar da prisão que não parece incomodá-la.

 

8 de Junho: Grisely

O Grisely parece ter emagrecido, apesar de a comidinha não lhe faltar. Foi fazer análises para ver qual será o motivo. Este gatinho é FIV+ e todos o cuidados são poucos.

 

7 de Junho: Lourencinha
 

A Lourencinha foi passar uns dias na clínica.

A gengivite crónica, que a fez aterrar no Refúgio, vinda de uma das minhas colónias onde poderia ter ficado em segurança não fosse a doença, exige tratamentos quase mensais.

Mal começa a babar e deixa de comer, com a boca inflamada, é urgente tratá-la.

Esta noite já não terá dores e, quando regressar, poderá desfrutar de mais algumas semanas de paz e bem-estar.

Lourencinha

 

6 de Junho: A tribo dos pretos e brancos

Depois dos pretinhos, dos branquinhos, dos siameses, das tricolores e dos ruivinhos, tenho a honra de vos apresentar a numerosa tribo dos pretos e brancos.

São muitos os gatos pretos e brancos no Refúgio Jimmy. Uma vez mais, todos eles diferentes, com mais ou menos manchas, maior ou menor simetria no desenho, mais preto ou mais branco, com ou sem máscara no focinhito. Encantadores!!! Como é possível tanta diversidade dentro das mesmas cores?

 

Nos Buddys: o Dandy, o Nabuk, a Fanny e o Angel.

Nos Mealheiros: a Mãe Amostra e a Lourencinha.

Nos Palhacinhos: o Pinóquio.

Nos Chanéis: o Bardo, a Joaninha, o Nando, a Nanda, o Shamir e a Shamira.

Nos Ribinhas: a Esther, a Dona Branca, a Lolita, o Fénix, o Budagodes e o João Gatão, assim como 2 infotografáveis - um dos filhotes da Libelinha e um dos companheiros do Tamir, ainda em isolamento.

Chefe Budagodes

Dandy

Fanny

Nabuk

Angel

Mãe Amostra

Lourencinha

Pinóquio

Bardo

Joaninha

Esther

Shamira

Shamir

Nando

Nanda

João Gatão

Fénix

Dona Branca

Lolita

 

4 de Junho: Allen e Lourencinha
O Allen e a Lourencinha, do Sector Mealheiros, sofrem ambos de gengivite crónica.

Quanto à Lourencinha, basta acenar-lhe com uma latinha e ela corre para dentro de um isolamento, é fácil apanhá-la e levá-la à clínica para os tratamentos regulares.

Com o Allen é outra história! Ou temos a sorte de o ver dentro de um abrigo e tapar-lhe a saída, ou é uma guerra sem fim para o apanharmos. Desta vez está a ser difícil. Já instalei a armadilha, toda a gente entra menos ele!

allen 040.jpg (92160 bytes)
Quando a crise ataca, o Allen aproxima-se... mas!

Quando for capturado e tratado, terá provavelmente de passar a viver num isolamento para evitar sofrimento. É a escolha entre a liberdade e a saúde, sempre difícil de decidir, tanto mais que durante algum tempo após o tratamento estes gatinhos estão bem, correm, brincam e comem normalmente.

O mais duro, é que o Allen vem pedir apoio, mas o medo é mais forte, embora ele saiba que tem de ser tratado.

São muitos os gatinhos no Refúgio que "recusam" ajuda em caso de necessidade. Observamo-los constantemente e vivemos suspensos do estado de saúde dos selvagens, que exigem ainda mais cuidados do que os outros.

 

1 de Junho: Bellini

O Bellini começou hoje finalmente a acordar da sua letargia após a partida do grande amigo Pirandello.

Já veio sem que o chamasse insistentemente, correu mesmo quase como antes e, pela primeira vez na vida, ouvi o som da sua voz.

Que quereria ele dizer-me?

Que devemos começar a aliviar o luto?

Bellini

 

29 de Maio: Angie e Lilás

Não me canso de admirar a rapidez com que os gatos se adaptam no Refúgio. Os residentes recebem com curiosidade os recém-chegados e estes escolhem muito rapidamente os locais e os amigos que mais lhes agradam.

Quando chegam em grupo, alguns abandonam o clã de origem e encontram novos companheiros, outros continuam a viver com os amigos iniciais e outros ainda decidem ser solitários, mas sem nunca criarem inimizades.

Mas, a atitude dos errantes nascidos na rua é, em geral, diferente da dos gatos abandonados que viveram uma parte da vida sózinhos.

Errantes por força da negligência e crueldade humanas, juntaram-se a um grupo para sobreviverem, mas sem nunca se habituarem realmente a partilhar ou a criar com os outros laços de amizade profunda.

Quando procriam na rua, estes gatos transmitem aos filhos a sua forma de vida mais solitária.

Mal os filhotes crescem, muitos afastam-nos, mesmo sem que isso signifique a protecção de uma nova gravidez, como é o caso da Angie.


Angie
Angie

 

Gabi e Rafi

 

Gabi, Rafi e Patti

Contrariamente à Angie, as filhas Gabi e Rafi, inseparáveis, convivem e brincam com todos os outros

 

Sobretudo a Rafi e a Gabi tentam frequentemente aproximar-se da Angie ainda de forma filial. Quando vê a mãe, a Gabi dá gritinhos de prazer e procura carinho... Mas a Angie decidiu que os filhotes, agora autónomos, não passam de um gato como qualquer outro.

Quando foram para o Refúgio e ficaram juntos num isolamento, os bebés, com apenas 2/3 meses, já não dormiam com a mãe, que os afastava. Mal eu entrava, a Angie vinha ter comigo.

Haziel
Tal como a mãe Angie, a Haziel prefere viver solitária, mas sem animosidade para com os companheiros

Açucena, Amarilis e, ao fundo, Angel
O mano Angel juntou-se ao clã dos ex-errantes Paganinis, que o aceitaram com amizade

 

Os errantes, por sua vez, mantêm laços de maternidade com os filhos crescidos, desde que a comida abunde.

A Lilás chegou ao Refúgio com os filhos Jasmim e Maria Faia já adultos.

Dormiam juntos no mesmo abrigo, lavavam-se, actuavam em clã coeso como na rua, nos tempos de penúria e adversidade.

"Protegiam-se" mutuamente de mim, quando entrava no isolamento para limpar ou servir a comida.

Agora, em liberdade no Sector Buddy, a relação de ternura mantém-se e os filhos nunca estão muito longe da mãe Lilás.

Lilás e a filha Maria Faia
Maria Faia vem pedir carinho à mãe Lilás

 

24 de Maio: A pereira dos Buddys

Mesmo em frente a uma das cabanas dos Buddys, há uma bela pereira que a protege do sol e do vento oeste.

É um local aprazível onde nos sentamos nas tardes quentes como a de hoje, uns na base de cimento da cabana, outros nas ervas, para falarmos disto e daquilo ou apenas para ficarmos juntos em silêncio.

Uns passam e ficam uns momentos, outros instalam-se em boa companhia, outros namoram e outros espreitam, tentados mas hesitantes...

Outros ainda colam-se a mim, de tal modo encostados às pernas que a foto é impossível ! Buddy, Dom Quixote, Bé, Patti, Angie, Fanny! Cheguem-se para lá, não têm calor ???

Buddys

Buddys

Buddys

Buddys

Nabuk e Rafi

Mizzi

Faia e Jasmim

Buddys

 

22 de Maio: Alegrias e Penas

Hoje os Mafrinhas estavam no sétimo céu! Lavavam-se mutuamente ao sol, corriam atrás das borboletas, dormiam à sombra dos arbustos e cumprimentavam os outros gatos dos sectores contíguos, junto aos portões.

Fotos? Não, não tirei. Não tenho um super-zoom, e se me aproximasse muito quebraria o encanto. Que prazer, que honra, ver os meus gatinhos tão felizes.

Porém, nos Palhacinhos, a vida mudou. A ausência do Ginger e do Pirandello alterou os agradáveis momentos que passávamos sentados à conversa.

O Pirandello deitava-se encostado às minhas pernas. O Ginger e o Ruivinho faziam palhaçadas para nos divertirem, o querido Bellini sorria deleitado e a doce Tété roçava-se por todos à vez. E até os ariscos e inseparáveis manos Paquita e Pinóquio se sentavam a desfrutar da companhia e do espectáculo.

Agora, o Ruivinho parece uma alma penada sem o seu amigo Pirandello, a Tété pede mimos mas sem a mesma convicção, os ariscos não se aproximam e o Bellini, que nos últimos dias de vida do seu amado companheiro Pirandello dormia encostado a ele como para o proteger, só vem quando o chamo insistentemente. Olha-me e sorri, mas é um sorriso triste, apenas para me dizer que ainda mereço o seu sorriso...

Porquê?

 

21 de Maio: Os Mafrinhas

Hoje, por volta das 8h00 da manhã, abriram-se de par em par as portas dos isolamentos dos Mafrinhas, que nem se aperceberam que, após quase 8 meses de reclusão, poderiam correr e brincar num grande espaço.

Mas, a pouco e pouco, foram saindo e, sobretudo ao fim da tarde, dava gosto vê-los.

Não foi fácil fazer fotos, porque corriam e saltavam, visitando tudo o que era novidade, desde que eu não me aproximasse muito...

Mafrinhas

Mafrinhas

Olhando os isolamentos... do lado de fora. Agora podemos escolher!

 

Mafrinhas

Mafrinhas

Mafrinhas

Mafrinhas

Gostei de ti, isolamento, mas agora posso correr e brincar ainda mais!

 

Mafrinhas

Mafrinhas

Este sítio é engraçado, até tem um enorme tabuleiro de areão!

 

Mafrinhas

Mafrinhas

Que bom que vai ser dormir na nossa cabaninha!

Passear ao fim do dia num grande espaço!

 

Durante 4 anos dei-lhes diariamente de comer e sonhei tirá-los daquele local inóspito e insalubre, onde os mais frágeis morriam de coriza e falta de higiene. Esse sonho realizou-se!

 

19 de Maio: Tigris

Uns partem, outros chegam... Há quem diga que é a lei da vida, mas essa lei só é aceitável quando os que partem morrem tranquilamente de velhice e os que chegam não mostram sinais de negligência e mesmos maus tratos.

O jovem Tigris, que rondava desesperadamente o Refúgio à procura de ajuda, revelou-se um gatinho muito meigo e carente de companhia.

Só pede mimo e festinhas, e parece sociável com os outros gatos, que convida para brincar através da rede do isolamento no Sector Ribas.

A sua magnífica pelagem cinza chartreux está semeada de grandes cicatrizes, não de lutas, mas de cortes e queimaduras ou mesmo atropelamento.

Tigris

 

18 de Maio: Os Fiscalitos

Bebés fiscalitos

 

Já contei como o Fiscalito, belo pássaro tricolor nascido no Refúgio, ali decidiu continuar a viver e constituir família.

Há uns dias que os Fiscalitos saíram do ovo e que a mãe Fiscalita os alimenta com amor e sacrifício, como o fazem todos os passarinhos.

Hoje, enquanto ela foi procurar comida, consegui fotografá-los. Bastava um pequeno som junto ao ninho e as crias abriam comoventemente o bico, clamando por comida.

Lindo para um refúgio de GATOS !!!!!!!

 

17 de Maio: Dores

Pirandello: No Sábado passado, o Pirandello parecia murcho. Estava calor?

No Domingo, o Pirandello foi para a clínica e não regressou àquela que foi a sua casa amada. Os rins cheios de quistos... Adormecido para a radiografia, deixei-o continuar a dormir em paz...

Ginger: Hoje o Ginger deixou de comer, de andar e de vir cumprimentar. A respiração ofegante e o olhar vazio indicavam sofrimento. O sofrimento sem solução é inadmissível para os meus gatinhos.

O Ginger repousa agora tranquilo.

 

Pirandello

Ginger

 

13 de Maio: Grande azáfama no Refúgio Jimmy

Quando começa o bom tempo, os gatinhos do Refúgio enchem-se de coragem e dedicam-se aos mais diversos trabalhos, cheios de energia...

Olenka

Iris

Ruivinho

Gugu e Nina

Buddys

Libelinha e Mali

Buddy

Chris

 

12 de Maio: Piriquito

O Piriquito regressou hoje ao Refúgio. Foi pomposamente acolhido pelos porteiros do Sector Roy e pelos amigos pessoais, que lhe desejaram as boas vindas.

Há sempre uma manifestação inequívoca de alegria quando um gatinho regressa da clínica, mas a de hoje foi muito original. O Piriquito rebolava-se no chão de barriga para o ar e ia "caminhando" como se tivesse patas nas costas! O Gugu, o Chefe Roy, a Nina, a Joaninha e o Shamir olhavam-no perplexos.

Depois, o Piriquito foi percorrer os telheiros e as cabanas, ver se estava tudo no mesmo sítio. Nada mudara! Apenas, finalmente, a sua imprescindível presença...

 

10 de Maio: Actividades felinas

Nada mais bonito do que ver os gatos fazerem juntos as suas actividades preferidas: dormir, lavar-se, brincar, acarinhar-se ou simplesmente observar o mundo em boa companhia. Isto, claro, quando a paparoca está assegurada...

Mas nem sempre é fácil fotografá-los. No entanto, para vosso deleite, aqui vão alguns momentos que consegui apanhar.

Whitinho e Dandy
Dandy lavava Whitinho, mas chegou o fotógrafo...

Lucas, Olenka e Iris
Lucas, Olenka e Iris apanham sol juntos

 

Ruizinho e Rosita
Ruizinho e Rosita brincam

 

Bellini e Paquita
Bellini e Paquita lavam-se

 

Silvestre e Dona Branca
Silvestre e Dona Branca...

 

Xica e Caipirinha
Xica e Caipirinha, momentos de repouso

 

Bellini e Ruivinho
Ruivinho convida Bellini para brincar

 

Menina e Lourencinho
Lourencinho vai saltar sobre a amiga Maminhos

 

9 de Maio: Os doentes
O Ginger continua a desafiar todas as teorias descritas nos livros e a minha triste experiência sobre a rápida decadência dos gatinhos FeLV quando o maldito vírus acorda.

Come, salta para cima das minhas pernas, vem mal me ouve chamar, vai ao portão do isolamento pôr a patinha de fora para cumprimentar os amigos.

Não sei se é uma esperança vã, nem me interessa.

Só sei que prefiro acreditar...

Ginger
Ginger hoje ao fim do dia

 

O Piriquito continua hospitalizado. Hoje de manhã fez menção de comer um bocadinho, mas é ainda alimentado por sonda.

Diagnóstico: febre de origem desconhecida.

Piriquito, está tudo à tua espera no Refúgio!

 

De regresso ao Refúgio, a Evita parece menos adepta das alturas.

Ei-la numa pose rara, junto ao chão!!!

Está engraçada, a bela ciganita! A cabecita rapada dá-lhe um ar divertido e até as orelhas parecem maiores.

Mas está tão bela como antes, embora mais sensata.

E vê-se que está feliz por ter regressado à sua casinha, no Sector Roy.

Evita
Evita mais "terra a terra"...

 

Roy
Roy, após o tratamento

O Chefe Roy está de bom humor e a pelada no peito parece estar a melhorar.

Coitado, não admira que estivesse triste, devia ter muita comichão e lambia-se constantemente.

Deixa pôr o medicamento sem refilar, e acho que até fica todo contente com tanta atenção especial só para ele.

Bem o merece!

 

O Dom Quixote recusa a comida especial para os rins.

Mal chego, vem pedir "latinha", mas o truque dele é o AD, que comia sofregamente quando estava a morrer com anemia, por isso agora o inverso não lhe agrada.

Esperançada, deixo um prato com Renal seco, talvez sua majestade queira.

Por favor, Dom Quixote, come...

 

Dom Quixote
Dom Quixote, hoje, de mau humor...

 

8 de Maio: Inéditos

Os Branquinhos vivem no Refúgio há mais de 1 ano. Nunca tinha conseguido fotografar a Jamila de perto, e muito menos vê-la junto à grande cabana, onde os mais sociáveis, entre os quais o Lucas, pai da Jamila e do David, se concentram para o mimo e outras actividades igualmente interessantes.

Mas hoje, já ao fim do dia, foi uma festa. Senão, vejam... e deliciem-se!

Lucas e Jamila

Lucas e Jamila

Lucas e Jamila

Lucas e Jamila

 

7 de Maio: Os Kristis

Todos os dias no Refúgio são diferentes, há sempre algo de novo. Momentos difíceis e mesmo tristes, mas também momentos muito felizes.

Hoje, a Lilás e os filhotes Jasmim e Maria Faia, mais conhecidos pelos Kristis, em isolamento no Sector Buddy, foram libertados da sua prisão.

Primeiro, saiu a Maria Faia e, mais tarde, o mano Jasmim. Quanto à mãe Lilás, deixou-se ficar no abrigo. Talvez tenha saído quando me afastei.

Maria Faia e Jasmim

Maria Faia e Jasmim

Maria Faia dirige-se para a porta, finalmente aberta, sob o olhar do irmão Jasmim

 

Maria Faia, Faia Maria

Faia e Patty

Corajosa ou curiosa, Faia aventura-se mais longe, para junto da doce Patti, que a foi cumprimentar!

 

Jasmim

Jasmim e Lilás em cima do abrigo sob o telheirinho

Jasmim decide-se finalmente, embora se fique pela porta, enquanto que a mãe continua impávida sob o telheiro

 

6 de Maio

Ginger

O Ginger fez análises e tudo está normal, excepto o hematócrito, que já tinha sido feito e que indica crise aguda de FeLV.

Voltei a levá-lo para a sua casinha no Refúgio... é lá que a sua vida deve decidir-se. No entanto, ficou num enorme isolamento, com caminha quentinha e prato de comida especial cheia de proteínas. Quem sabe? Quem somos nós para perder a esperança? A única coisa de que tenho a certeza é que mais nenhum dos meus gatinhos FeLV morrerá na clínica.

Doce Ginger, bem poderias ser o primeiro a contrariar todas as teorias descritas nos livros...


Piriquito

De tão normais que estão, as análises do Piriquito são inquietantes. Foi-lhe posta hoje uma sonda para o alimentar. A febre baixou um pouco.

Querido Piriquito, por favor, diz algo que nos faça sorrir...

 

4 de Maio: Angústias
Ginger

O Ginger, do Sector Palhacinhos (FeLV), parecia mais magro e com o pêlo um pouco baço. Levado à clínica, tem uma anemia terrível, com 5% de glóbulos vermelhos.

A triste experiência diz-me que os gatinhos FeLV não têm qualquer hipótese quando atingem níveis de hematócrito próximos do limiar de sobrevivência, o que acontece de forma fulgurante. A fábrica deixa de funcionar e todas as tentativas não passam de martírio.


Ginger
Assim, decidi levar o Ginger para a sua casinha no Refúgio, mimá-lo e... esperar.

Mas hoje, servida uma latinha de comida especial, o Ginger atirou-se a ela. Não contente com isso, correu e quis ir brincar com os companheiros. É um comportamento surpreendente !

O Ginger regressou assim à clínica, onde foi posto a soro. Quem sabe?

Piriquito

Chegou o resultado das análises do querido Piriquito. Tudo está normal, apenas uma "ligeira infecção !!!

No entanto, o Piriquito está prostrado, tem febre e não come.

Amanhã, ecografia... Algo se passa que nos escapa.

Tenho horror a análises normais num gato que está doente, porque podem significar algo de grave.

 

Piriquito

 

3 de Maio: Regressos

Evita
: Regressou ao Refúgio a bela Evita, após recuperação da ferida na cabeça. Uma nova radiografia revelou melhoras e a grande crosta está "bonita".

A Evita viajou em silêncio. Mas, mal sentiu os solavancos do carro no carreiro que leva ao Refúgio e ouviu os miados do ruidoso Manchinhas, percebeu que chegava à sua casinha.

Aberta a transportadora, ei-la que saltou alegremente e correu para o seu telheirinho de eleição.

 

Dom Quixote: Foi em grande pompa e manifestações de alegria que o Dom Quixote voltou hoje ao seu adorado reino. Recebido de forma comovente pelos amigos, em especial pelo Buddy, foi de imediato fazer as unhas num tronco de árvore em sinal de felicidade. Rebolou-se nas ervas, percorreu as cabanas... Querido Dom Quixote, ainda não foi desta que caiu a espada de Dâmocles que pende sobre a tua bela cabeça !

 

Roy: O Chefe Roy foi à clínica e voltou! Recomeçaram os seus problemas de pele e, como é FIV +, convém actuar rapidamente. Enquanto que nos gatinhos saudáveis um eczema ou tinha se curam rapidamente, com o Roy é mais difícil e precisa de cuidados. Chegado à clínica, o Roy deixou fazer tudo o que era necessário, mas connosco a seu lado. Depois de partirmos, mais ninguém lhe pôde sequer chegar ao pé!

Sendo assim, regressou ao Refúgio, onde deixou deliciado que o tratassemos.

Surpreendente Roy, que tudo aceita de quem o salvou da miséria e maus tratos...

 

2 de Maio: Piriquito
Sábado passado o meu Piriquito estava em forma, igual a si próprio, ajudando a servir os pratinhos, a mudar as águas, a arrancar ervas ruins e, sobretudo, a fazer-me companhia, com muitos outros, no agradável momento de nos sentarmos em local aprazível e ali ficarmos entre nós, a observar os mais ariscos, para ver se todos estão bem.

Mas ontem, Domingo, o Piriquito não participou de todos estes rituais, a tal ponto que o procurei. Encolhido na caminha de uma prateleira ao canto de uma das cabanas, o meu gatinho estava demasiado tranquilo.

Piriquito
Piriquito espera que eu saia do sector dos Mealheiros

Hoje, a sua atitude não tinha mudado. Foi direitinho para a clínica, onde ficou internado, porque, sem causa aparente de doença, o Piriquito tem febre.

Mais um que amanhã não estará lá...

 

1 de Maio: O gato que não estava lá!

Quando algum dos nossos gatinhos está internado, a sua ausência é ainda mais notada do que a sua presença habitual. Falta "aquele" que "devia estar ali" e não está!

É como perder a peça de um puzzle inacabado.

 

O Dom Quixote continua hospitalizado.

Teve de extrair todos os dentes, sofria de uma terrível gengivite, que o atacou de forma galopante e inesperada.

Querido Dom Quixote, a vida tem sido dura contigo, agora que há mais de 2 anos parecias feliz.

O amigo Buddy chama em cima dos muros, vem solícito "perguntar" por ti cada vez que chego, e parece uma alma penada à qual falta algo que nem sabe bem o que é. Também nós não entendemos a tua ausência e ainda menos o porquê da má sorte que te persegue.

 

Dom Quixote

Evita

 

A bela cigana Evita está curada da sua ferida na cabeça, mas ainda não pode regressar ao Refúgio, deitar-se ao sol sobre o "seu" telheiro junto aos cedros e subir ao mais alto para nele passar as tardes na caminha que ali fez !

A ferida tem uma "bela" crosta mas, se acaso a crosta sai cedo de mais, poderá reinfectar.

A Evita fica mais uns dias sob vigilância do veterinário, é mais seguro para ela, visto que recapturá-la em caso de urgência não é muito fácil.

 

 

29 de Abril: O Fiscalito

Já vos falei do Fiscalito, nascido no Refúgio quando todos os gatos viviam em isolamento após a tempestade.

O Fiscalito continua a viver connosco e, esta Primavera, decidiu constituir a sua própria família, mas na casinha de pedra à entrada do Refúgio.

Tudo bem, é um prazer, só que esta casa está em construção e temos de esperar que os filhotes nasçam e aprendam a voar para colocarmos as janelas...

Casa do Fiscalito

 

28 de Abril: As limpezas da Primavera

Na Primavera, além de aproveitar para lavar as mantinhas que aqueceram os nossos gatos no Inverno, é também necessário roçar as ervas que cresceram altas, para afastar parasitas, sobretudo carraças e formigas. Arejar o solo para evitar bolores e eventuais eczemas, tudo isto para dar aos nossos gatinhos a melhor higiene e saúde possíveis.

Mesmo que a roçadoura faça confusão a alguns, a maioria estão habituados. Por isso, todo o cuidado é pouco, é necessário proceder com método e devagarinho. Depois, há que varrer cabanas, telheiros e terraços. Uma azáfama que todos apreciam, menos o humano da vassoura.

Mas fica tudo limpinho e muito bonito. O pior é que há que procurar novos esconderijos...

Isadora e Sininho

Ribinhas

Só ficaram árvores e arbustos, e agora onde é que nos escondemos?

Os irmãos Leo e Silvestre

Pinóquio

Talvez aqui debaixo ou junto ao telheiro, porque dentro dos abrigos está muito calor!

Kiki

Joaninha

Alguém sabe o que aconteceu aos maçicos de ervas altas que aqui estavam?

 

27 de Abril: Whitinho

Tal como prometido, eis o Whitinho com o seu novo look todo modernaço, após ablação das orelhitas, um pouco comidas pelo sol. Ai os gatinhos brancos e o Astro Rei !!!

Whitinho

Whitinho

 

24 de Abril: A Primavera no Refúgio

Árvores em flor, gatos que desfrutam das temperaturas amenas, chuva que desfaz a poeira, pássaros que chilreiam sem fim, ervas que despontam altas para "nos" escondermos, mantinhas de Inverno a secar ao sol...

A Primavera no Refúgio é muito agradável.

No entanto, é necessária muita vigilância: é o momento de eventuais tinhas ou outros eczemas, porque a terra está húmida ainda. São horas de observação, até que consiga ver todos, ou quase todos, de preferência os selvagens.

Mas a azáfama é grande e a alegria imensa. Lindos, lindos os meus gatos... Sobre ou sob os telheiros e arbustos!

Primavera

Primavera

Fanny

Isadora

Lucas

Olenka

Fujão

Pandora, Akira e Dandy

Primavera

 

21 de Abril: Kiki
 

A belíssima Kiki, do famoso clã dos Chanéis, que tem a particularidade de ser senhora de um olho azul e outro verde, tinha há alguns dias a zona do olhito azul um pouco vermelha.

Hoje, fechada que foi na cabana e capturada, seguiu direitinha para a clínica.

Nada de alarmante, a beldade tem apenas um ligeiro eczema em volta do olho, facilmente curável.

A Kiki não é dos mais fáceis Chanéis, mas vamos conseguir tratá-la.

Kiki

Evita

A bela cigana Evita está a melhorar.

Entre os altos cedros, onde encontra muitas vezes dois ramos acolhedores em forma de caminha, os telheiros e os telhados dos isolamentos, a Evita voa, sonhadora, em busca de horizontes longínquos.

Seres extraordinários, que desconhecem a vertigem e preferem observar o mundo de cima.

Altivos, em altura, nas nuvens, se possível fosse, olhando a Terra que o humano teima em destruir.

Sobretudo os siameses são mestres nesta arte sublime!

 

20 de Abril: Evita
Muita gente acha que um gato apenas acupa espaço, como se um simples armário bastasse para os empilhar.

Um gato é um ser frágil, aventureiro, que exige vigilância e cuidados, a não ser que "esteja ali" por estar. Em casa há perigos, ao ar livre igualmente.

A Evita, uma das minhas mais belas ciganitas do Sector Roy, estava hoje na cabana! Não é seu hábito, mas para não a assustar mantive-me discreta, mas atenta, até que a vi mexer-se.

A Evita deitava sangue de uma ferida na cabeça.

Evita
Capturar um gato arisco na cabana dos Chanéis, sociáveis e que actuam em clã, é missão quase impossível. No entanto, conhecendo o Gato, é quase certo que, fazendo-o sair discretamente, ele irá refugiar-se no isolamento onde esteve no início, caso se sinta doente e indefeso. Por sorte, assim foi. Fechada rapidamente a porta, a Evita foi então capturada e levada para a clínica.

Aguardamos notícias... mas parece que a Evita, que vive de preferência nas alturas, saltando dos telheiros para os altos cedros e vice-versa, poderá ter caído e magoar-se.

 

19 de Abril: Pirandello
Há alguns dias que me parecia que o Palhacinho Pirandello bebia muita água.

Não é difícil fazer entrar o meu Pirandello numa casinha de transporte, desde que seja das grandes... Basta um pratinho de comida lá dentro, e ei-lo que não se faz rogado.

Feitas análises, os rins estão bem, mas tem de ser vigiado.

Pois tem! E que mais faço eu todos os dias senão ver se algum não come, ver quem bebe demasiada água, quem não brinca, quem não corre atrás dos pássaros, quem não se comporta segundo os seus hábitos?

Pirandello

É um prazer, mas também uma angústia em relação aos que sei frágeis e em perigo, mas sobretudo àqueles cuja captura em caso de necessidade é difícil.

O querido Pirandello regressou hoje à sua casinha, miando e remiando de contentamento, enquanto percorria o seu espaço alegremente e era recebido com grandes cumprimentos pelos amigos Bellini, Ruivinho e Chefe Tété, e rodeado pelos outros, espantados com a sua ausência tão notada.

Não se equivoquem com este olhar inquietante, o meu Pirandello é a doçura em gato. Querido Pirandello !!!

 

18 de Abril: Tamir

O Tamir iniciou hoje a sua vida no Refúgio Jimmy. Regressou da clínica e foi juntar-se aos companheiros de colónia. Algumas semanas, alguns meses, ninguém sabe quanto tempo estes gatinhos levarão a conviver de forma civilizada com os futuros amigos através da rede do isolamento até poderem ser libertados.

Tamir, o sobrevivente da saudosa Colónia da Mammy...

 

16 de Abril: Pino

O Pino, nascido no Verão passado numa casa sórdida em ruínas, de onde vem igualmente a bela Sol, foi hoje para o Refúgio, onde está em isolamento no Sector Buddy. A mãe, meiga, foi adoptada, assim como dois dos irmãos ainda muito pequeninos.

Os outros lá foram ficando! Continuamos a tentar salvar estes gatinhos, que vivem em condições miseráveis.

 

15 de Abril: Os Mafrinhas

Quando foram capturados, em princípios de Outubro de 2010, alguns dos Mafrinhas eram muito pequeninos para serem esterilizados.

Chegou a vez deles, até porque o sector onde irão viver está quase concluído, para serem libertados.

Faltava esterilizar a mais jovem donzela, bela e alegre como uma papoila, assim como 4 rapazinhos: uma beldade arruivada de pêlo comprido, dois cinzentinhos e um magnífico tigrado de olhos verdes, já muito sociável.

A jovem princesa regressou hoje da clínica após esterilização, mas... logo lhe saltaram em cima os manos cinzentinhos. Para que a menina não fosse incomodada, após uma saga indescritível capturámos de imediato os perigosos "violadores",  que partiram para a clínica de muito mau humor.

O ruivinho de pêlo comprido, que nos parecera oferecer mais perigo, porque mais corpulento,  já tinha sofrido essa desonra uns dias antes.

Jovem princesa Mafrinha

 

12 de Abril: Dom Quixote
Dom Quixote Quando o Dom Quixote não vem ao portão receber-me, não vai aos pratos de comida fresca acabada de servir, seguindo e empurrando o amigo Buddy, e não mói a cabeça ao pobre Bé querendo beber água do mesmo bebedouro, algo se passa.

Após dois dias deste comportamento estranho, diferente, o Dom Quixote aterrou na clínica.

Ureia e creatinina elevadas, anemia.

O nosso doentinho, que há dois anos nos fez penar até recuperar a saúde, está novamente a ficar doente.

O Buddy parece uma alma penada, chamando ao portão e em cima dos muros o seu grande amigo, a quem tudo permite e suporta.

 

10 de Abril: Piriquito

O Piriquito foi tratar da orelha direita. Tinha uma pequena ferida exterior, mas poderia tratar-se de uma otite.

Afinal algo se lhe tinha colado mesmo na base da orelha e ele coçava para tirar.

Pobre Piriquito! Ficou tão contente com tanta atenção só para ele que, de regresso ao Refúgio, voltou a entrar várias vezes na transportadora.

Mais fácil de tratar que o meu querido Piriquito não há!

Piriquito

 

7 de Abril: Tigris

Há cerca de 15 dias que um belo gatinho cinzento tipo chartreux vinha todos os fins de tarde percorrer os muros exteriores do Refúgio, em grande alarido.

Os gatos dos diferentes sectores, sem precisarem de relógio, subiam uns minutos antes aos muros interiores e esperavam-no como um visitante que traria notícias frescas do mundo. Dialogavam com ele, uns de forma mais ruidosa, outros de forma mais confidencial, mas sempre amistosos.

Chamei-lhe Tigris.

O Tigris foi capturado e, depois de castrado, chegou hoje ao Refúgio onde espera, no Sector Ribas, o dia em que poderá conviver com os outros sem rede a separá-los.

À chegada, foi recebido em grande pompa por uma delegação dos Ribinhas dirigida pelo Chefe Budagodes, que queria ver mais de perto a criatura que animava os seus fins de dia.

O Tigris tinha várias feridas antigas e recentes... e muita fome.

 

31 de Março: Que dia !!!

O querido Whitinho tinha as orelhas numa miséria.

Diga-se que é um adepto incondicional das longas sonecas ao sol, o que não é o melhor para um gato branco!

Antes que as coisas se complicassem, foi cortar as orelhas.

As fotos do novo look psicadélico só estarão disponíveis para os seus admiradores quando as orelhitas estiverem bem saradas.

Whitinho

Lourencinha

 

A Lourencinha, que sofre de gengivite crónica, foi tratar novamente da boca.

Tinha também uma unha infectada, talvez a tenha prendido em algo.

Regressou ao Refúgio, Sector Mealheirinhos, cheia de energia, lavadinha, penteada, como uma jovem donzela.

Por quanto tempo não sabemos, porque a gengivite crónica exige tratamento regular.

O Allen foi finalmente apanhado uma vez mais para tratar também da boca, que estava de novo a precisar.

É difícil levar este gatinho ao veterinário. Muito tímido, é necessário esperar até termos a sorte de o encontrar dentro de um abrigo, numa cabana ou num isolamento, para o confinarmos e capturarmos.

Também com gengivite crónica como a Lourencinha, o Allen regressou da clínica como novo.

Allen

 

30 de Março: Sol

A vida não pára no Refúgio Jimmy.

Aterrou hoje nos Palhacinhos a bela Sol, gatinha siamesa com cerca de 8 anos, meiga, carente, que continuava teimosamente a viver nas sujas e decadentes ruínas da sua vida e da sua casa onde alguém a abandonou há muito. Alguém que perdeu amor para a vida, sem se dar conta...

A Sol é FeLV positiva e precisa de apoio constante, além de poder contaminar na rua muitos dos gatinhos com quem partilhava prato e cama.

Esta menina ainda está em isolamento até se habituar aos novos companheiros.

Sol

Sol

Mais uma quase impossível de fotografar, porque se rebola constantemente no chão a pedir festas!

 

26 de Março: Os Tamires

Chegaram hoje ao Refúgio Jimmy os dois jovens irmãos, preto, e preto e branco, companheiros do Tamir, retirados da antiga Colónia da Mammy.

O seu protector Tamir ainda está na clínica, à espera de recuperar da anemia. Estes gatinhos vivem num isolamento no Sector Ribas, até que o Tamir regresse e todos se habituem à sua nova vida.

 

20 de Março: Os Kristis

Lilás, Jasmim e Maria Faia

Chegaram hoje ao Refúgio 3 gatinhos, mãe tricolor e dois filhotes brancos, em perigo no local onde viviam.

A linda tricolor Lilás deu a vida a várias ninhadas, dizimadas...

Sobram da última dois filhos iguais e brancos como a neve, o Jasmim e a Maria Faia.

Esta pequena família foi viver para o Sector Buddy, onde ocupou o isolamento há muito deixado pelos Paganinis.

Lilás

Maria Faia

Jasmim

 

6 de Março: Os porteiros

Sempre que me aproximo dos portões de cada sector, alguns gatos vêm logo cumprimentar. Mas todos os dias são sempre os mesmos que chegam primeiro e os mesmos que me esperam fielmente sem arredar pata. 

Buddys

Buddys

No Sector Buddy, vêm o Dom Quixote, o Buddy, a Angie e o Bé, na linha da frente,
timidamente seguidos pela Papoila e a Patti.

Mantêm-se firmes no posto o Chefe Buddy e seu amigo Dom Quixote, enquanto abro o cadeado.

 

Chanéis

 

Chanéis

No Sector Roy, é o inverso: a Joaninha, o Gugu e a Nanda dão o alerta, e são imediatamente invadidos pelo gang dos Chanéis, com o Chefe Roy a furar para ficar na primeira fila!

 

Mias

 

Mias

Nos Mealheirinhos, vêm infalivelmente o Chris e o Rocky,
que se esfregam na rede à vez, em sinal de amizade...

 

Palhacinhos

 

Palhacinhos

Nos queridos Palhacinhos, cuja rede é dupla para impedir o contacto com o sector contíguo, chega primeiro o Pirandello, sempre seguido, como se fosse a sua sombra, pelo Ruivinho,
e depois a Tété, que se aproveita do seu estatuto de Chefe para passar à frente.

 

Ribas

Por fim, no Sector Ribas, vem a Moreninha, com alguns tímidos que se mantêm na rectaguarda, mas que se vão chegando à medida que me aproximo.

Aliás, esteja em que sector estiver, a Moreninha mantém-se firme junto ao portão a chamar, até que chegue finalmente a vez da tão ansiada visita aos Ribinhas.

 

3 de Março: Os Angies

Os filhotes da bela siamesa Angie foram finalmente libertados do seu isolamento, após esterilização.

Três meninas e um rapaz, todos mais selvagens uns que os outros, apesar de capturados com apenas cerca de 12 semanas e de tentativas diárias de socialização.

Fotos? Só se for com teleobjectiva de profissional.

No Refúgio Jimmy, faz-se o que se pode...

Haziel
Haziel, a magnífica cinzentinha

Angies
e a pretinha Rafi ou Gabi (?)

que regressam ao isolamento, local que representa a segurança, quando sentem a minha presença
Onde está o preto e branco Angel?

 

24 de Fevereiro: Os reclusos

Nem tudo é liberdade no Refúgio Jimmy!

O Vladimir e o Manchinhas vivem fechados, em isolamentos contíguos no Sector Roy, e provavelmente assim ficarão o resto da vida.

Histórias tristes que traumatizaram estes gatinhos, de tal forma que é difícil, senão impossível, mudar-lhes o carácter que os revezes do destino lhes incutiram.

 

O Vladimir foi criado sózinho, como um menino mimado.

Mas um dia a dona morreu e o dono, que segundo parece nunca gostou do gatinho, foi entregá-lo a um gatil.

Em poucos dias o Vladimir começou a definhar de tristeza e depressão. Deixou de comer e a coriza, corrente nos gatis, atacou-o gravemente.

O Vladimir veio viver connosco. Foi alimentado à colher e recuperou a saúde e a alegria de viver.

 

Vladimir

Mas é incapaz de aceitar outros gatos e outros humanos para além de quem o tratou com carinho neste momento de aflição.

Aceita o contacto dos companheiros através da rede, mas as tentativas de os juntar saíram logradas. Ao fim de algum tempo, o Vladimir ataca humanos e gatos!

 

Manchinhas

 

O Manchinhas tinha uma família!

Um dia caiu da janela e foi parar a um hospital veterinário com uma perna partida.

Regressou a casa e, pouco depois, voltou a "cair" da mesma janela e a partir a perna...

Os donos levaram-no ao mesmo hospital e aí o largaram, dizendo que não o queriam mais.

O Manchinhas ficou nesse hospital mais de 8 meses numa jaula. Ninguém o quis!  

O Manchinhas chegou-nos muito magro, coxo e triste.

A perna está agora curada e o Manchinhas está gordo e anafado. Mas a vida foi dura para ele. Pede muitas festas e carinho, mas, quando menos se espera, ataca violentamente, ferindo com gravidade. O tempo de ternura que lhe é dado receber exije grande controlo. É preciso conhecer o Manchinhas para lhe dar o que ele precisa sem correr perigo.

Estes gatinhos vivem menos mal do que viviam, mas, infelizmente não vivem em liberdade no Refúgio. Os companheiros do Sector Roy fazem-lhes festinhas através da rede e já conhecem os limites.

Talvez um dia, quem sabe?

 

21 de Fevereiro: Visita da Ana do PAAA ao Refúgio Jimmy

Ontem recebemos a visita da Ana, Coordenadora do Núcleo de Mafra do Projecto Ajuda Alimentar Animal.

A Ana veio trazer-nos comida para os nossos gatinhos, mas, sobretudo, trouxe a simpática família e com ela muita alegria e mãos para festinhas. O jovem Alexandre não teve repouso com a máquina fotográfica e o pequenito Afonso, fascinado, fixou-se na querida Joaninha, perplexo pela sua curta e deliciosa cauda.

Obrigada à Ana e família, obrigada ao PAAA pelos saquinhos de comida.

No entanto, houve um senão: ando eu há meses a tentar fazer retratos dos gatos do Refúgio, para afinal o Alexandre, numa simples tarde, sem esforço aparente, ter conseguido tirar dos mais belos que já vi. Que injustiça!!!

  

A visita começou pelo Sector Buddy, onde foram dignamente recebidos pelo intrépido chefe e seus compinchas, com a Angie, o Dom Quixote e a Fanny na linha da frente, entusiasmados com a máquina fotográfica e caras novas.

A tímida Mizzi, por sua vez, continuou impávida na cabana, enquanto os outros, quais latinos benzidos pelas brisas do Atlântico em dia de sol, acharam que a hora da sesta é sagrada e nem as visitas os demoveram.

Alguns, os mais tímidos, mostravam apenas os olhitos pela abertura dos abriguinhos...

Buddy

Dom Quixote

Angie

Fanny

Mizzi

 

No Sector Roy, os visitantes foram invadidos pelo famoso gang dos Chanéis, mas, como não podia deixar de ser, o bebé Shamir, o Lucas e, desta vez o Bardo também, fizeram o seu famoso número de circo à porta do isolamento do pobre Vladimir, de que um dia vos falarei... 

O doce Piriquito, o altivo Gugu e a bela Kiki, cientes da sua beleza aristocrática, dignaram-se pousar em especial para a foto.

Chanéis

Piriquito

Gugu

Kiki

 

Nos Ribinhas, além de ter tido o prazer de aturar a Moreninha, sociável de serviço, o Alexandre conseguiu capturar em foto a bela tartaruguinha Gertrudes e o Chefe Budagodes, no seu posto de comando, em plena tentativa de socialização do querido João Gatão! 

Budagodes

Gertrudes

 

Quanto aos Palhacinhos, estavam quase todos a dormir!

Foi preciso chamar e procurar nos abrigos, sobretudo o Bellini e o Ginger, que vieram finalmente ainda bocejando, ver o que se passava de tão interessante.

Para a foto, pousaram o Ruivinho e o amigo Pirandello, este sempre de olhar altivo, escondendo ciosamente um dos mais comoventes corações felinos.

Pirandello

Ruivinho

 

Obrigada à Ana, marido e filhos por esta agradável visita e pelos saquinhos de comida que amorosamente recolheram nas campanhas.

Obrigada ao Alexandre pela calma que inspira e pelas fotos, e obrigada ao Afonso que, apesar da jovem idade, soube comportar-se como um senhor perante tanto gato não sociável e tímido com os estranhos.

Parabéns ao PAAA pela iniciativa de angariação de alimentos em favor das associações e particulares com animais a cargo. Nesta guerra, todas as frentes de batalha são necessárias e esta é preciosa.

 

19 de Fevereiro: Sininho

A jovem Sininho foi passar alguns dias na clínica.

Tinha um olhito meio fechado e, uma vez mais, foi uma saga apanhar um arisco para tratamento.

No Sector Roy esta actividade transforma-se numa verdadeira odisseia, já que, quando por sorte a vítima arisca entra numa cabana, entram vários sociáveis para ver o que se passa.

Mas bastou distribuir discretamente comida apetitosa no exterior, vedando o caminho da saída à Sininho, para entreter os Chanéis e compinchas.

Sininho

Na cabana ainda ficou o Ivan, que dormia profundamente. Ao acordar, abri um armário e o Ivan, curioso, entrou e ali ficou tranquilamente até a porta se abrir!

Depois, "encurralada" a Sininho a um canto, o resto foram as habituais manobras de só lhe dar como porta de saída... a porta de entrada na transportadora!

 

17 de Fevereiro: Os Chefes de Sector

Os Chefes de Sector do Refúgio Jimmy são pomposamente nomeados quando satisfazem várias condições, entre as quais a antiguidade.

Mas, sobretudo, devem ser carismáticos, embora pachorrentos, tolerantes e acolhedores, de modo a criarem estabilidade e inspirarem confiança e respeito aos novatos.

Muitos dos gatos dos diferentes sectores têm estas características, mas falta-lhes por vezes uma muito importante: serem sociáveis com os humanos para dar o exemplo.

 

No Sector Buddy, que inaugurou o Refúgio, o chefe incontestado e que assume responsavelmente a sua missão é o querido Buddy.

Paciente, curioso, afável, brincalhão e companheiro, embora um pouco interesseiro quando se trata de lindas donzelas.

Mas o Dom Quixote, seu maior amigo do peito, e os outros perdoam-lhe as infidelidades e tudo se passa com paz e cumplicidade.

 

Buddy
Querido Buddy!

 

Roy
Surpreendente Roy!

 

No Sector Roy, o primeiro gato a chegar foi o surpreendente Roy.

Tímido, selvagem, esquelético, ficou cerca de 3 meses escondido, só se mostrando para vir comer.

Mais tarde, quando surgiu o Ruizinho, nasceu-lhe uma alma nova. O Roy desabrochou para tudo, como se num minuto o Sol tivesse nascido só para ele.

Extremamente afável e companheiro, paciente, divertido, meigo e... sociável.

 

 

O encantador Rocky é o chefe do Sector Mealheiros.

Deveria ser o Pai Mia, mais velho e muito sociável com os humanos, mas o Rocky tomou-lhe o lugar porque representa para os outros a estabilidade, a delicadeza, a paz, a harmonia e a amizade felinas.

Sociável e meigo, até os gatos do Sector Roy, contíguo, desfrutam da sua doçura através da rede que os separa.

O Rocky fala, brinca, corre, pede e faz festas a todos, gatos e humanos. Um encanto!

 

Rocky
Encantador Rocky!

 

Tété
Doce Tété!

 

A doce Tété é a Chefe do Sector Palhacinhos.

Esta bela princesa tricolor acolhe sem reticências qualquer novato que apareça, seja menino ou menina. Nada a ofusca, nem gato nem humano, e nada abala a sua alegria de viver.

Sonhadora, observa muitas vezes tranquilamente os companheiros e, de repente, corre para eles, brinca e faz festinhas.

A minha Tété Palhacinho é uma doçura!

 

No Sector Ribas, o Chefe é o divertido e pachorrento Budagodes, que lida com todos com ternura e carinho.

Até o seu "diferendo" com o João Gatão seria inexistente se o João aceitasse as brincadeiras dos outros e levasse as coisas com mais ligeireza... sobretudo o sentido de humor do companheiro!

O Budagodes é amado e respeitado, e quer os novatos quer as meninas se encostam a ele, como a uma muralha que os protegerá de todos os perigos inesperados!

 

Budagodes
Pachorrento e divertido Budagodes!

A nomeação do Buda é recente e deu-se no dia em que me veio pedir insistentemente festinhas!

 

 

15 de Fevereiro: Retratos

Não é nada fácil fazer o retrato de um gato no Refúgio!

Os sociáveis colam-se às minhas pernas e os ariscos afastam-se demasiado quando os fixo.

Mas aqui vão algumas tentativas de rostos belos, comoventes e misteriosos...

Dom Quixote
Dom Quixote

Papoila
Papoila

 

Whitinho
Whitinho

Angie
Angie

 

Pirandello
Pirandello

Rocky
Rocky

 

Mocha
Mocha

 

Bellini
Bellini

 

Ginger
Ginger

Ruivinho
Ruivinho

 

Tété
Tété

 

Lolita
Lolita

 

Leo
Leo

 

Silvestre
Silvestre

 

13 de Fevereiro: Lili Mealheirinho
 

A Lili foi hoje isolada para poder ir amanhã mostrar a boca ao veterinário.

A Lili baba e parece ter dificuldades em comer.

A mãe Liza, o Pai Mia e o mano Allen já sofreram do mesmo mal e, depois de lhes terem sido extraídos alguns dentes, melhoraram.

A Lili é muito tímida, foi um sarilho para a fazer entrar num isolamento, e amanhã será outro para a meter numa transportadora.

Lili
É dura a vida de gato no Refúgio Jimmy!!!

 

12 de Fevereiro: Xana Ribinhas
A Xana foi passear até à clínica!

Quando me veio cumprimentar, embora a uma certa distância "de segurança", vi que tinha o lado direito da cara inchado. Atraí-a discretamente para dentro de uma cabana, onde muitos entram quando ouvem o som da comida.

Quando se viu fechada, ficou muito calma, deitada numa caminha. Mas depois não foi fácil metê-la na transportadora! Impávida, teve de ser docemente empurrada para um canto e "arrumada" com mão de mestre.

Xana
A Xana tinha um espinho ou algo semelhante espetado perto da orelha, que lhe estava a provocar um abcesso.

Em breve regressará para junto dos outros Ribinhas, foi uma intervenção muito simples.

É um dos nossos cuidados, criar nos gatos não sociáveis um reflexo ou um hábito, por exemplo com a comida ou outro ritual diário, que os faça entrar numa cabana ou abrigo de forma a serem mais facilmente capturados em caso de necessidade.

 

9 de Fevereiro: Amizades

Os gatinhos do Refúgio dão-se todos bem e fazem amizades comoventes. Com o tempo, muitos emancipam-se do clã inicial em que viviam na rua e descobrem novas afinidades.

Brincam e dormem juntos nas cabanas ou no exterior, em pequenos grupos ou dois a dois, em total harmonia.

Quem nos visita nunca assistiu a qualquer momento de tensão, antes pelo contrário.

Fanny e Dandy
Fanny e Dandy, dois brincalhões que se adoram

Patti e Pretinho
A doce Patti e o Pretinho, uma relação de ternura

 

Amarilis e Açucena
Açucena e Amarilis caçam sempre juntas

 

Dom Quixote e Buddy
Dom Quixote vai saltar sobre o pobre Buddy

 

Lucas e Shamir
O grande Lucas brinca com o pequenino Shamir

 

Nina e Evita
Nina Chanel e a cigana Evita, um encanto!

 

Pinóquio e Gardi
Pinóquio e Gardi, inseparáveis!

 

Ruivinho e Pirandello
Ruivinho e Pirandello, uma amizade inesperada!

 

Leo e Caipira
Os irmãos Leo e Caipirinha, onde vai um, vai o outro

 

Budagodes e Dona Branca
Budagodes e Dona Branca olham na mesma direcção!

 

Sininho e Ivan
A jovem Sininho seduz o amigo Ivan!

 

Mias
Os irmãos Mealheiros Willy e Rocky

 

Ivan e Kiki
Ivan e Kiki, sempre juntos nas cumplicidades

 

Buddy e Fanny
Fanny sempre a chamar a atenção do Chefe Buddy

 

Mas há contudo uma excepção infelizmente! O João Gatão e o Budagodes, do Sector Ribas, velhos guerreiros impedrenidos, já pouco amigos na errância, ainda não conseguiram ultrapassar antigas querelas entre si.

Como o Budagodes é o Chefe do seu sector, adorado e respeitado por todos, coube ao João Gatão, último a chegar, ficar isolado até que o tempo lhes faça ganhar juízo.

João Gatão

Budagodes

Lindo João Gatão e pachorrento Budagodes, o tempo é que manda...

 

7 de Fevereiro: Os Paganinis

O clã dos Paganinis, Paganini, Amarilis e Açucena do Sector Buddy, actuam como uma orquestra bem afinada.

Onde está um é certo que irão chegar os outros dois. Em geral, o Mestre dá o mote com a batuta bem firme e as meninas tocam a ária do momento: caça a um bichinho, jantar ou simplesmente repouso ao sol...

 

Paganini
Um Paganini...

Paganini e Açucena
Dois Paganinis...

Paganini, Amarilis e Açucena
Três Paganinis!

Paganini
Um Paganini...

Amarilis e Açucena
Dois Paganinis...

Amarilis, Açucena e Paganini
Três Paganinis!

 

5 de Fevereiro: Bebé Ziggy

O bebé Ziggy começa a perder o medo e já sai do abriguinho mesmo com a minha presença por perto!

Quando o encontrei na rua doente, estava sempre encolhido imóvel a um canto. Agora dá pulos atrás das borboletas que se atrevem a entrar no isolamento e chama os outros para brincar através da rede.

O sensível Lucas, apaziguador de todas as mágoas, acede sempre ao pedido do bebé.

Ziggy

Ziggy

Ziggy e Lucas

Convidando o Lucas para brincar

 

4 de Fevereiro: Os Mafrinhas

Apesar de o seu futuro espaço estar já praticamente terminado, os gatinhos da Colónia da Vila ainda estão em isolamento.

Alguns são jovens machos, outros bebés que ainda não podem ser esterilizados. Adultos e pequenitos esperam juntos esse momento histórico para serem finalmente libertados.

Mas a maioria já perdeu o medo da minha presença e, sobretudo, da máquina fotográfica!

Mafrinhas

Mafrinhas

Mafrinhas

Jovens e adultos aguardam juntos o momento da liberdade!

 

Mafrinhas

 

Mafrinhas

Espreitando por debaixo dos telheirinhos

 

Mafrinhas

 

Mafrinhas

Mafrinhas

Mafrinhas

Belezas tigradas de olhar perturbante!

 

Mafrinhas
Ao sol, sobre a pedra quente

 

Mafrinhas
Saltitando entre os isolamentos contíguos

 

Mafrinhas

 

Mafrinhas

Beldade tricolor dirige-se para cima do telheirinho onde sonha, ao longe, para lá da rede...

 

1 de Fevereiro: A tribo dos ruivinhos
Depois da tribo dos pretinhos, dos branquinhos, dos siameses e das tricolores, eis a pequena tribo dos ruivinhos.

Uns quase laranja, outros mais claros ou com mistura de branco, os gatos ruivos são muito apreciados e em geral são machos.

No Refúgio Jimmy temos o Ruivinho e o Ginger nos Palhacinhos, os irmãos Leo e Silvestre nos Ribinhas, e as irmãs Sininho e Roseta, duas raridades, nos Chanéis.

Leo e Silvestre, resgatados das Arribas

Ruivinho, o sobrevivente

O doce Ginger

Sininho

Roseta

 

29 de Janeiro: Ziggy

O pequenito Ziggy chegou hoje ao Refúgio Jimmy, onde foi ocupar um isolamento no Sector Roy. Muito tímido com os humanos, o bebé bem gostaria de brincar com os outros gatinhos, porque vem à rede chamá-los quando sente que me afastei.

Mas por agora tem de ser assim e, caso continue difícil de socializar, terá de ficar isolado até à castração.

O futuro companheiro Shamir teve mais sorte, pode gabar-se de ser o único gato não esterilizado em liberdade no Refúgio, porque, apesar de ter nascido na rua, cedo demonstrou que se deixará facilmente apanhar quando chegar o momento de viver a grande aventura na clínica.

 

27 de Janeiro: Afilhados e padrinhos

São muito, muito poucos os gatinhos do Refúgio apadrinhados.

Aproveito, aliás, para fazer um apelo a quem puder escolher como afilhado um dos nossos residentes, para o acarinhar em especial, receber notícias ou enviar-lhe um presente.

A linda e divertida Joaninha é apadrinhada pela Vânia, e pousou para a madrinha.

Joaninha

Joaninha

Quem estará neste abriguinho, madrinha?

Ninguém? Então vou brincar para outro lado!


A Isabel e o Ilídio apadrinham os 5 Branquinhos Lucas, Safira, Thais, Jamila e David

Lucas

Safira

O encantador Lucas, amigo de todos

A bela Safira, sociável e faladora

 

Thais

 

David ou Jamila?

Thais, a magnífica

Os ariscos: David ou Jamila...?

 

25 de Janeiro: O Fiscalito
 

No ano passado, quando durante longos meses os gatos ficaram fechados em isolamentos enquanto era colocada a nova vedação, um casal de coloridos passarinhos decidiu fazer o ninho na pequena casa da bomba de água.

Sempre que precisávamos de lá ir, era com infinitos cuidados para não assustar mãe e filhotes.

Primeiro vimos os ovos, depois "assistimos" ao eclodir e por fim aos primeiros bater de asas.

Fiscalito

Um dos filhos decidiu continuar a viver no Refúgio, passeando-se calmamente sobretudo pelo último sector ainda em construção, o que põe doidos os Mafrinhas, senhores deste reino mas que ainda não podem viver em liberdade.

Chamámos-lhe o Fiscalito.

Fiscalito

Fiscalito

O Fiscalito supervisa a chegada do carro. Verifica o nível de brita utilizada na obra, controla o estado da rede que ainda divide um pequeno muro interior e apresenta-nos diariamente um relatório no seu trinado inconfundível.

Com ele, temos fiscalização garantida!

 

22 de Janeiro: O frio

Hoje, apesar do sol, estava muito frio, por isso muitos dos nossos gatinhos decidiram recolher-se nas cabanas e nos abrigos ou debaixo dos telheiros. Alguns irredutíveis continuavam incansavelmente no exterior, olhando sobranceiros os friorentos.

Mizzia e Akira
As irmãs Mizzia e Akira na cabana

Mizzia e Pandora
Mizzia junta-se a Pandora na caixa junto à janela

 

Olivita e Nabuk
Nabuk na caixinha e Olivita no exterior

 

Ivan
Ivan, o grande adepto das cabanas

 

Bardo, Nandinho e Nando
Bardo, Nandinho e Nando

 

Shamira
Shamira no seu telheirinho

 

Nandinho
Nandinho nas mantas acabadas de lavar!

 

Ivan
Ivan substitui Nandinho...

 

Lili
Lili no seu abrigo privado

 

Branquinhos e Ciganitas
Branquinhos e ciganitas ao sol num telheiro

 

Esther
A ciganita Esther na cabana

 

Paganini
Mestre Paganini na sua casotinha preferida

 

19 de Janeiro: Dina Chanel

Hoje esteve um dia muito calmo no Refúgio. Apenas se ouvia o chilrear dos pássaros e, de longe em longe, um ou outro gato que se dignava caçar algum bichinho.

Parecia um dia como tantos outros, mas não era!

A doce Dina não veio receber-me ao portão com os amigos, não ajudou a distribuir a comida na cabana, não se deitou junto à grande pedra a fazer-me companhia, não veio pedir festinhas, não me veio acompanhar quando parti.

 

Dina

Desde ontem, por volta das 7 da tarde, que a Dina nos espera junto à Ponte do Arco-Íris.

Linfoma intestinal...

Meiga, tranquila, amiga dos companheiros, a Dina, da família dos Chanéis, foi das gatinhas mais encantadoras que conheci.

Dia calmo, triste dia!

 

14 de Janeiro: A tribo das tricolores/tartarugas

Depois da tribo dos pretinhos, dos branquinhos e dos siameses, apresento-vos a tribo das tricolores!

As gatinhas ditas "tartarugas" têm um encanto muito especial. Mais escuras ou mais claras, com mais vermelho, preto ou castanho, com ou sem branco, todas elas são encantadoras.

Há quem diga que são senhoras de um carácter de fogo, dos mesmos tons fulvos que estranhamente lhes suavizam a pelagem.

Há no Refúgio Jimmy várias tartaruguinhas, dos mais variados estilos, todas elas magníficas:

Tété e Gardi nos Palhacinhos; Mimosa, Papoila, Pandora, Mizzy e Akira nos Buddys; Gertrudes, Xana, Xica e Caipirinha nos Ribinhas; Romeira nos Chanéis.

Mimosa

Papoila

Mizzi e Akira

Akira

Romeira

Pandora

Gertrudes

Xica

Caipirinha

Xana

Tété

Gardi

 

13 de Janeiro: Angie

A bela Angie foi hoje libertada do seu isolamento.

Separada dos filhos há já algum tempo para facilitar a socialização de mãe e filhotes, e permitir a captura destes em isolamento para esterilização, a Angie pedia há várias semanas espaço e liberdade.

Aberta a porta, saiu tranquilamente, sem qualquer receio, e passeou pelo espaço Buddy, seguida de longe pelo chefe, muito sensível à beleza das princesas do seu reino.

Angie
Angie alguns minutos depois...

Angie
Angie e, ao fundo, os filhotes ainda em isolamento

 

9 de Janeiro: A tribo dos siameses
No dia em que surgiu o Gato, o Criador sentou-se a repousar e pensou para com os seus botões que tinha criado um ser perfeito de coloridos múltiplos:

Suficientemente pequeno e ágil para se esgueirar por qualquer fresta; exímio predador, paciente e veloz, que espreita imóvel a presa e lhe salta em cima com a rapidez do relâmpago; autónomo na escrupulosa higiene da bela pelagem; fortes garras, mãos de veludo; capaz de viver no frio e no calor, adaptando a temperatura do próprio corpo; feroz na caça, sensual e terno no amor; sobrevivente das maiores adversidades e atrocidades, frágil e sensível como uma pétala ao vento.

Jimmy, inspirador do Refúgio (1997-2005)
Jimmy, o inspirador do Refúgio

Então, num momento único de inspiração, achou que poderia fazer ainda melhor: criar o Siamês

 

Não o siamês moderno fabricado pelos humanos, esfíngico e de rosto triangular, mas o milenário Siamês Thai, belo e eficiente guardião dos templos orientais, robusto, de rosto redondo e olhar azul penetrante.


No Refúgio Jimmy há vários gatos de tipo siamês, uns mais raçados do que outros:

Gugu, Evita, Katya e Olenka nos Chanéis; Mocha, Ipanema, Spok e Moreninha nos Ribinhas; Angie nos Buddys.

Angie

Evita

Katja

Olenka

Gugu

Mocha

Ipanema

Spok

Moreninha

 

8 de Janeiro: Shamira e Shamir

A bela Shamira e o filhote Shamir já passeiam livremente no Sector Roy.

Regressado da clínica após uma pequena constipação, o Shamir ficou triste por voltar ao isolamento, apesar de a mãe ainda lá estar à espera dele. Durante dois dias, brincou com os outros através da rede, em especial com a Sininho e a Roseta, jovens donzelas pouco mais velhas do que ele, pedindo mais espaço e liberdade.

Shamira

Shamir

Cheia de dó, abri finalmente a porta. Quando a horde de Chanéis, Ciganitas e Branquinhos viram a porta aberta e invadiram o pequeno território antes proibido, a Shamira e o filhote saíram calmamente para ir em reconhecimento da sua nova casa.

Mal se viu em liberdade, o Shamir foi procurar as amigas e brincou como só um gatinho sabe brincar... A mãe, mais recatada, escolheu o grande telheiro onde aproveitou para tomar banhos de sol.

 

4 de Janeiro: Joaninha
A querida Joaninha, da família dos Chanéis, ganhou uma madrinha.

E que madrinha!

Em especial para a Vânia, aqui fica a bela Joaninha, a mais meiga das gatinhas.

Sou eu, madrinha, com o meu delicioso rabinho curto, mas sobretudo com a minha doçura, sensibilidade e singeleza, que te envio muitas festas e miminhos.

Joaninha

 

3 de Janeiro: Visita das Patas Errantes

O ano passado terminou da melhor forma, com a visita de amigos, voluntários na Associação Patas Errantes, sempre presente nos bons e maus momentos dos Gatos Livres desde o início.

Amantes da gente canina, à qual dedicam tempo e amor num trabalho exemplar, não se esqueceram dos nossos gatinhos, que andaram em grande azáfama, curiosos daquelas criaturas com cheiro a cão.

Como não podia deixar de ser, onde há gato há modelo vaidoso e ciente da sua beleza, por isso o fotógrafo de serviço não teve mãos a medir.

Lucas

 

Nem sempre os mais sociáveis são os mais fáceis de fotografar, quer porque se colam às nossas pernas,
quer porque a sua sagrada sesta foi escandalosamente interrompida

como é o caso do Chefe Roy, imbuído da sua missão de responsável de sector

ou do Pirandello, acordado por ahs! e ohs! de admiração perante tanto felino!

 

Mas há os que pousam deliberadamente à simples imagem de uma objectiva, metendo-se à frente de um eventual concorrente que, na sua douta opinião, não lhes chega sequer às almofadinhas em beleza.

como a magnífica Kiki

o ruivinho Ginger

ou a tartaruguinha Xana

 

Há ainda os snobs, que fingem não ligar, mas aos quais nada escapa...

como o imponente Nabuk

a discreta Papoila

o encantador Dandy

o sensível Gugu

a doce Patti

ou a comadre Dona Branca

 

Os que brincam sem complexos

como o Roy e a Nina

ou o Dandy e o Nabuk

 

E os que seguem despreocupados o seu caminho...

como o Bardo e o Ivan

ou o Piriquito

 

E há os que cumprem à risca o ditado "gato escondido com o rabo de fora"...

como o jovem Silvestre

o mal-humorado Pirandello tirado da sua sesta

o querido Bellini

ou a tímida Sakarina

 

Enquanto que outros se derretem sob a tão desejada carícia e outros ainda decidem ir jantar, que se faz tarde

como o bolímico de festas Ginger

os Ribinhas, que nada demove do prato

ou o famoso clã dos Chanéis, sob o olhar complacente do mano Bardo, que já jantou e se prepara para a noite

 

Para terminar a visita, é claro que não podiam faltar as palhaçadas "sou tão engraçada, não sou?" ou a chamada insistente de atenção, ao que o pobre humano habituado a cão tenta responder com um polegar espetado, tendo em mente talvez um "senta-te" ou "toma juízo", evidentemente sem sucesso.

Gato é persistente como um gato, e a Moreninha consegue sê-lo ainda mais do que o normal !

OBRIGADA aos voluntários das Patas Errantes por esta magnífica tarde!

OBRIGADA à Vânia por se ter sacrificado atrás da máquina fotográfica!

OBRIGADA à Cristina, motorista desta alegre e solidária excursão!

 

1 de Janeiro

Dia magnífico no Refúgio, cheio de sol e propício a fotos, para os nossos gatinhos começarem bem o ano...

Buddys

Buddys

Chanéis

Chanéis

Mealheiros

Mealheiros

Palhacinhos

Palhacinhos

Ribinhas

Ribinhas